Abasteceu com o combustível errado? Saiba o que fazer!
Parece-lhe impossível? Não é, e por vezes uma pequena distração pode levar a verdadeiros problemas!
Já alguma vezes lhe aconteceu enganar-se na hora de abastecer? Saiba o que fazer caso seja apanhado por uma pequena distração!
Há alguns anos, foi estabelecido que tanto a espessura do tubo de abastecimento de combustível do carro, como a da mangueira de distribuição nas estações de serviço, teriam de ter diferentes diâmetros em função do tipo de combustível, de forma a evitar enganos.
Atualmente, os tubos são mais estreitos para a gasolina e mais largos para o gasóleo. Por isso, é quase impossível colocar gasóleo num carro de gasolina. Porém, tanto o tubo como a mangueira permitem que um carro a gasóleo seja reabastecido com gasolina.
Um engano destes pode levar a grandes avarias mecânicas, como danos no sistema de combustível, filtros e bombas, avarias que podem levar a necessidade de reparações avultadas.
Ainda assim, e como “ninguém está livre”, saiba o que fazer caso lhe aconteça esta situação:
Enquanto está na estação de serviço
Ainda na estação de serviço, apercebendo-se de que abasteceu com o combustível errado, deve agir com rapidez! Em primeiro lugar, deve parar imediatamente de abastecer, fechar o depósito e não ligar o carro.
Avise os colaboradores da estação de serviço, pois normalmente fecham a bomba onde o seu carro está parado, até que o problema seja resolvido ou o carro removido.
Chame o seu serviço de assistência, que lhe dará a escolher entre rebocar o seu carro para uma garagem onde o combustível será extraído e limpo ou, então, podem propor realizar esta extração na própria estação de serviço.
Enquanto se encontra em viagem
Se se deparou com este erro já depois de se “fazer à estrada”, poderá notar que o seu carro pode não estar a funcionar bem. Provavelmente, começará a sentir falhas, dificuldade em acelerar ou mesmo parar de andar. Se isso acontecer, não arranque novamente nem force o andamento do carro.
Desligue o motor, chame a assistência em viagem. Neste caso, a limpeza e extração do combustível será mais cara, pois o combustível terá de ser drenado e o tanque terá de ser limpo, assim como obrigará a uma verificação do sistema devido a possíveis avarias.
Em casos mais graves, pode mesmo ser necessária a reparação e troca de peças, como injetores ou filtros. Outra questão é que as companhias de seguros não poderão ser responsabilizadas por avarias causadas pela errada utilização do combustível, pelo que tudo o que advenha disso, será responsabilidade do proprietário do veículo.
Acima de tudo, deve ter em mente que a hora de colocar combustível carece de tanta atenção e responsabilidade como a própria condução. Caso lhe aconteça por distração, e se aperceba ainda antes de arrancar, não ligue sequer o motor e chame imediatamente a assistência!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!