
A chave do seu carro ficou presa na ignição? Saiba o que fazer!
Já alguma vez lhe aconteceu ficar com a chave presa no interruptor da ignição?
Pode parecer incomum, mas é mais normal do que parece. A chave pode mesmo ficar presa na ignição. Saiba porque é que isso pode acontecer e como pode resolver!
Se acha estranho que a chave do seu carro possa ficar presa na ignição, descubra os motivos que podem originar essa situação e como contorná-la.
O volante pode estar bloqueado
Quase todos os automóveis modernos estão equipados com sistemas de proteção anti-roubo. Em alguns casos, este sistema bloqueia o volante e o interruptor de ignição para evitar que seja conduzido por intrusos. O bloqueio é ativado quando vira o volante sem a chave estar no interruptor de ignição ou quando tenta utilizar a chave errada ou uma chave extremamente desgastada.
Por vezes, o problema é causado pela tentativa de rodar a chave, sem que a mesma esteja completamente inserida no cilindro. Além disso, o sistema de proteção pode ser ativado quando as rodas estão completamente viradas para um determinado lado, por exemplo, quando estaciona num grau acentuado ou quando as rodas dianteiras estão encostadas contra o lancil ou outro obstáculo qualquer.
Por norma, quando a função de bloqueio está ativada, poderá ouvir um clique característico e não será capaz de retirar a chave do interruptor de ignição.
Como resolver: Vire o volante gentilmente para a esquerda e para a direita, enquanto tenta virar a chave no interruptor. Isso irá ajudar a desbloquear o volante. Não puxe a chave com demasiada força para evitar que esta se parta.
Deformações na chave
Se mantém a chave no seu bolso ou carteira ou se a utiliza para outros fins, poderá deformar-se. Por vezes, devido a isso, a chave não vira nem sai da ignição ou poderá mesmo ser impossível inseri-la no interruptor.
Como resolver: Se notar que a chave está deformada não tente usá-la, para evitar que o cilindro do interruptor fique danificado. Ligue o carro com uma chave de ignição suplente. Se não possui uma, contacte o centro de serviço automóvel. Os especialistas irão repor a forma da chave antiga ou fazer uma cópia da chave. Se apesar de tudo inseriu a chave deformada no interruptor de ignição e a mesma ficou presa, procure ajuda profissional para removê-la.
Bateria do carro descarregada
Em alguns carros, quando a bateria está descarregada, a chave pode ficar bloqueada no interruptor de ignição.
Como resolver: Ligue os faróis. Se os faróis não ligarem, o problema poderá estar na bateria. Utilize um voltímetro para medir a voltagem dos terminais da bateria do carro. Se estiver abaixo de 11,7 V, a bateria terá descarregado por completo. Provavelmente, terá de a substituir ou carregar. Se não dispor de um multímetro, tente arrancar o carro com ajuda auxiliar. Se funcionar, o problema estará na bateria. Caso contrário, o motivo da falha poderá ser outro.
Desgaste do dente da chave
Os produtos de baixa qualidade, concebidos com materiais não duráveis tendem a desgastar-se mais rapidamente. A chave passa a estar solta no interruptor de ignição e não interage adequadamente com as peças móveis do interruptor de ignição.
Como resolver: Compare a chave, que está a usar com a chave suplente. Se verificar que a mesma possui sinais de desgaste, substitua-a. Se a chave velha estiver presa no interruptor de ignição, tente virá-la gentilmente para a esquerda e para a direita e mova-a para frente e para trás.
Falha do cilindro do interruptor
O cilindro do interruptor também tende a desgastar-se com o tempo. Isso poderá ocorrer mais rapidamente devido ao hábito que muitos condutores possuem de juntar chaveiros pesados ou outros ornamentos às chaves. Quando o carro está em movimento, criam uma carga adicional nas peças do mecanismo.
Como resolver: Se conseguir retirar a chave do interruptor de ignição, utilize uma chave suplente. Se com a chave suplente o problema permanecer, então o motivo estará no desgaste do cilindro do interruptor. Contacte uma oficina, para que seja substituído.
Seleção de velocidade errada
Em automóveis com caixa de velocidades automática, a chave poderá ficar bloqueada no interruptor de ignição até que mude a alavanca seletora para a posição “Park”. Para desbloquear o interruptor em veículos com uma caixa de velocidades manual, a alavanca de mudanças deve estar em “ponto morto”.
Como resolver: Depois de ter feito a viagem, assegure-se de que a alavanca seletora da caixa de velocidades automática está na posição “Park”. Caso não seja esse o caso, e no entanto, já tiver parado o carro e desligado o motor, pressione o pedal do travão e ponha a alavanca seletora na posição “Park”. Tente extrair a chave cuidadosamente.
Se não for possível, verifique se a alavanca seletora pode ser bloqueada. Se for possível movê-la, mesmo após o motor ter sido desligado, leve o seu carro a uma oficina para que seja verificado o conversor de binário, a alavanca, o cabo da caixa de velocidades automática e o mecanismo de bloqueio do pedal do travão. Se o seu carro tiver uma caixa de velocidades manual, pressione o pedal da embraiagem, engrene a alavanca de mudanças em ponto morto e tente retirar a chave da ignição ao abaná-la ligeiramente.
Chave inserida numa posição inadequada
Por vezes, pode dar-se o caso de não ter virado a chave para a posição de bloqueio.
Como resolver: Observe o interruptor de ignição. Este possui várias marcas, que correspondem a diferentes modos: “ignição ligada”, “arranque do motor”, “bloqueio” (ou “park”). Assegure-se de que a chave está na posição “bloqueio” ou “0”. Caso seja necessário, mude a sua posição.
Componente partido
Aplicar demasiada força, ao virar a chave no interruptor de ignição pode levar à sua ruptura. É difícil extrair o fragmento da chave que permaneceu no mecanismo.
Como resolver: Tente remover o fragmento, utilizando um extrator especial. Se não possuir essa ferramenta, procure ajuda profissional. Não tente improvisar meios para retirar a ponta partida, uma vez que poderá danificar o cilindro.
Apesar de serem de design simples, as chaves de ignição são um importante elemento que requer a devida atenção por parte dos condutores. Como tal, deve garantir que se encontra em perfeitas condições!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!