Viagem na neve? Saiba com a Insparedes como preparar o seu carro!

Estamos no auge do Inverno e muitos são os destinos com neve procurados para escapadelas de fim de semana. No entanto, saiba os cuidados que deve ter para ter uma viagem tranquila.

Muitos são os destinos que, nacionalmente ou internacionalmente, “enchem as vistas” devido à sua beleza proporcionada por paisagens envoltas de neve.

neve

No entanto, para lá chegar com a garantia de segurança e uma viagem sem incidentes, é necessário cumprir alguns requisitos e medidas de segurança.

Quando falamos numa estrada com gelo ou neve, falamos em superfícies com má aderência e que requerem mais atenção na condução. Como tal, saiba quais os pontos onde deve ter especial atenção antes de conduzir em estradas com neve:

Pneus

É essencial garantir que os pneus são adaptados a este clima, sob risco de ficarem enrijecidos caso sejam pneus de Verão, duplicando a distância de travagem e prejudicando a aderência ao piso.

Iluminação

Garantir o bom estado da iluminação do carro é também um passo fulcral não só para vermos bem, principalmente de noite ou em situações de nevoeiro, mas também para que os outros condutores tenham conhecimento da nossa presença.

Sistemas de controlo

Todos os sistemas de controlo do carro devem ser usados com delicadeza e a aceleração deve ser moderada, já que qualquer excesso pode provocar a patinagem das rodas.

Travões

Evite travagens bruscas, pois em pisos com gelo travagens repentinas podem provocar o descontrolo do veículo. Assim, trave com cuidado e antecipe a travagem, recorrendo à redução no motor nestas situações.

Correntes de neve

Se vai viajar para um destino com neve, o mais aconselhável é estar preparado com um conjunto de correntes de neve no porta-malas, sendo esta uma solução de emergência que o podem ajudar numa situação de aperto.

Limpa-vidros

Nunca ative o fluido do limpa-vidros se estiver perante temperaturas negativas, já que este pode congelar instantaneamente no vidro. Caso se depare com gelo no vidro, retire-o com uma espátula.

Cuidados extra

Em condições de neve, evite uma condução apressada e não recorra a ultrapassagens, mantendo a concentração numa condução defensiva e calma.

As superfícies com gelo são um verdadeiro obstáculo para todos os condutores, uma vez que tornam a reação do carro extremamente imprevisível.

Como tal, além de planear bem a sua viagem, a Insparedes aconselha-o a optar por uma condução mais preventiva, mantendo uma velocidade constante, evitando travagens bruscas e controlando a direção do volante de uma forma mais suave.

 

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link