Viagem ao estrangeiro? Torne-a agradável do condutor ao passageiro

Com as férias à porta, são várias as famílias que optam por “mudar de ares” numa viagem de carro ao estrangeiro. Sabendo disso, a Insparedes preparou-lhe umas dicas para que tenha uma viagem sem preocupações.

Seja uma viagem mais curta ou mais longa, é importante saber como preparar o seu carro de forma a evitar problemas futuros que possam estragar por completo a performance do seu carro e, consequentemente a sua viagem e de quem o acompanha.

viagem ao estrangeiro

Como tal, é aconselhável que, pelo menos duas semanas antes, prepare o seu carro para a viagem que fará, de forma a evitar incidentes.

Revisão do carro

É fundamental rever o estado do seu veículo, o que pode ser feito numa ida ao mecânico com pelo menos duas semanas de antecedência, de forma a que haja tempo para realizar a reparação caso algum componente esteja danificado.

Por outro lado, pode também realizar uma inspeção facultativa ,  o que lhe permitirá, a um preço amigo, conhecer o estado geral do seu carro.

Verificação dos pneus

É fulcral verificar o desgaste e a pressão dos pneus antes de viajar. Caso estejam com muito desgaste, será mesmo necessário trocar os pneus, cujo mínimo legal da profundidade do rasto dos pneus é de 1,6mm, sendo legítimo que seja um valor superior para viagens para fora do país.

Já a pressão dos pneus, convém que seja suficiente, para que nem comprometa a segurança na estrada, nem cause maior consumo de combustível.

Não se esqueça, claro, de levar o pneu suplente, bem como as chave, macaco, adaptador da porca de segurança e, claro, o triângulo.

Inspeção dos fluidos

Antes de uma viagem para o estrangeiro, deve verificar os níveis e condição dos líquidos de refrigeração, travagem e do limpa-para-brisas, o óleo do motor e, claro, o combustível.

Reabasteça ou substitua-os, caso verifique falta deles ou escurecimento da cor, turbidez ou sólidos suspensos no líquido.

Verificação dos travões

Se os travões ou freios não funcionarem, podem trazer problemas ou provocar acidentes. Assim, verifique o estado das pastilhas e discos de travão antes de partir em viagem, trocando-os caso os veja desgastados ou abaixo do limite recomendado.

Verificação da carroçaria e compartimento do motor

Verificar a parte inferior da carroçaria e o compartimento do motor é importante para que possa detetar a tempo fugas no sistema e nas unidades do veículo, como é o caso do sistema de direção hidráulica ou do sistema de lubrificação.

Atenção às luzes

Antes de partir numa viagem ao estrangeiro, é essencial verificar se todas as luzes estão a funcionar, desde as luzes de travões aos médios.

Substitua-as caso encontre alguma/s danificada/s, para que não arrisque colocar-se a si ou à sua família em perigos desnecessários.

Revisão da bateria

Também verificar o estado da bateria é fundamental, já que ela é que aciona o motor do carro. Assim, o seu estado pode influenciar o funcionamento do seu carro.

Verifique-a e limpe e lubrifique os terminais, de forma a protegê-la de humidade e ferrugem.

Leve todos os documentos

Além dos seus documentos pessoais, de identificação e saúde, é intrínseco que leve consigo todos os documentos referentes à viatura, dentro da validade, como o Documento Único Automóvel ou livrete, o seguro e registo de propriedade.

Verifique, também, se o país de destino tem cobertura para o seu seguro.

Não se esqueça dos seus documentos, como a carta de condução, Cartão de Cidadão e o Cartão Europeu de Seguro de Doença, para que possa beneficiar de cuidados de saúde no estrangeiro.

Objetos obrigatórios

O triângulo de sinalização, colete refletor e kit de primeiros socorros são objetos obrigatórios para transportar na sua viagem ao estrangeiro. Não se esqueça de levar água, lenços e alguns itens alimentares para alguma eventualidade.

 

Está a preparar a sua viagem ao estrangeiro? Não se esqueça de se preparar com antecedência, revendo o estado do seu carro e preparando-o para o quilómetros que aí vêm. Siga com uma condução preventiva, informando-se de alojamento no estrangeiro, pontos de restauração e de saúde e informe-se sobre os limites de velocidade a respeitar no país de destino!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Marcar Inspeção Facultativa

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link