Verificação de Inverno – prepare o seu carro para esta estação!

Sabia que a verificação de Inverno é crucial para garantir a circulação segura do seu carro?

Conheça com a Insparedes quais os fatores a rever para garantir um carro seguro durante o Inverno!

O Inverno chegou e, como tal, é provável que o frio e a chuva se intensifiquem rapidamente.

Piso molhado, chuva, vento, gelo e até neve, são condições para as quais o seu carro deve estar preparado para que possa garantir uma condução segura.

Para que não corra riscos desnecessários, comece já a preparar o seu veículo para condições metereológicas adversas.

Nesta altura do ano, é importante investir algum tempo na verificação do seu automóvel, já que a condução em estrada é menos fiável e mais perigosa, com risco acrescentado de acidentes.

Há que evitar os problemas e, para que não aconteçam, convém verificar alguns detalhes importantes no seu carro. Conheça-os com a Insparedes:

 

Faróis e lâmpadas

Nesta época do ano, é importante manter os faróis limpos, já que a projeção de sujidade de outros carros cria uma película que dificulta a luminosidade. Limpe os faróis dianteiros e traseiros assim que os observar muito sujos. Aproveite para verificar o estado das lâmpadas, se iluminam em condições.

 

Ar condicionado

Para evitar que os vidros do carro se embaciem com frequência no interior, o melhor será utilizar o ar condicionado do veículo. Assim sendo, convém verificar o estado deste sistema. Se achar que não está a desembaciar em condições é porque poderá precisar de ser recarregado.

 

Pneus

Os pneus são o único componente do seu veículo em contacto com a estrada, como tal, têm de estar em bom estado. Comece por verificar o piso e a pressão dos mesmos. Caso verifique um desgaste significativo, substitua-os, o que aumentará a aderência em piso molhado e evitará o aquaplaning. Caso não vrifique desgaste, reveja a pressão para garantir que a mesma está de acordo com a recomendada pela marca. Em zonas com inverno mais rigoroso, é necessário substituir os pneus por uns de inverno, o que dará ainda mais aderência.

 

Escovas para-brisas

Do Verão para o Inverno, é necessário trocar de escovas limpa para-brisas, já que no Verão a borracha seca e no Inverno já não serão tão eficientes na limpeza do vidro, reduzino a visibilidade em condução. Limpe-as, também, para manter as lâminas das escovas sem sugidares ou areias que possam vir a riscar o vidro.

 

Retire folhas e ramos das calhas de escoamento

O acumular de lixo nas calhas de escoamento do seu carro ajudam a criar humidade que vai embaciar os vidros e produzir humidade potencializadora de maus cheiros. Evite que o lixo, nomeadamente folhas e pequenos ramos, se acumulem nas calhas de escoamento da carroçaria. Faça um limpeza periódica com um aspirador ou com um compressor.

 

Bateria

Inspecione o estado da bateria, já que sta é fundamental para o seu carro. Este componente é o que permite o motor funcionar, tal como qualquer elemento elétrico existente no seu veículo. Normalmente, uma bateria aguenta cinco anos sem problemas, de qualquer forma, no inverno não deixe de apertar todas as conexões e de limpar todas as superfícies para evitar falhas.

 

Cuidado redobrado com a neve

No caso de habitar numa zona do país onde a neve se faz sentir nesta época do ano, o melhor será andar sempre prevenido com um jogo de correntes de inverno dentro da mala do carro. Evite surpresas desagradáveis em caso de nevões ou geadas imprevisíveis, situações em que é muito fácil perder o controlo do veículo. Lubrifique, também, todas as fechaduras e dobradiças com um spray adequado. Desta forma, minimizará a possibilidade de ficar trancado ou de não conseguir abrir uma porta em caso de gelo ou neve.

 

Agora que já conhece alguns pontos a reter na verificação de Inverno do seu carro, resta lembrar-se de manter sempre uma distância de segurança enquanto anda na estrada, bem como garantir que circula sem exceder os limites de velocidade.

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link