Chuvas de Verão? Tenha umas férias sem confusão

As chuvas fortes de Verão são inevitáveis, mas nada melhor do que enfrentá- las com segurança e com as medidas certas para evitar dores de cabeça.

Como tal, a Insparedes partilha consigo algumas dicas para que enfrente as tempestades de Verão, protegendo o seu automóvel e a sua família.

chuvas de verão

Cuidado com os limpa-brisas

Limpa-brisas mal conservados podem prejudicar a visibilidade ou até deixá-lo na mão. Então, antes de se fazer à estrada verifique se as palhetas estão bem fixadas e se as hastes metálicas de suporte estão em bom estado de conservação e com a mola de pressão atuante. Depois, observe se a palheta está ressecada, se tem rasgos ou mesmo ondulações. Quando muito ressecadas, elas podem até vibrar durante o funcionamento.

Atenção redobrada com a aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando os pneus perdem o contacto com o asfalto na pista molhada, fazendo o veículo deslizar na pista sobre uma fina camada de água. Para evitar esta situação, acima de tudo modere a velocidade.

Se perceber que o carro está a deslizar e sem aderência, não freie nem faça movimentos bruscos na direção. Tire o pé do acelerador e mova levemente o volante até obter aderência novamente. Não s esqueça, pneus em bom estado e devidamente calibrados fazem toda a diferença.

Cuidado com alagamentos

Antes de se aventurar, ignore condutores apressados e procure por carros do mesmo porte que o seu dentro da parte alagada. Se o nível da água estiver mais alto que metade da roda, recomenda-se aguardar que a água baixe ou, então, procurar itinerários alternativos.

Como recuperar carro alagado?

Ao ligar o motor peça a alguém que observe a parte de trás do veículo: se sair água em quantidade significativa do escape, desligue o motor imediatamente e leve o seu carro à oficina.

Não utilize o seu o automóvel nesta situação, pois há a probabilidade de haver calço hidráulico, que ocorre quando a entrada da água impede o trabalho correto dos pistões, causando o empeno ou quebra da biela.

Verifique se o seu contrato de seguro cobre tais sinistros, classificados como de ordem natural.

Não se esqueça que é primordial, em casos de chuva, redobrar a distância de segurança dos outros veículos, bem como reduzir significativamente a velocidade em que segue, evitando assim acidentes advindos das condições atmosféricas.

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link