Sistema start-stop: Estraga o motor ou não?

Descubra com a Insparedes o que é o sistema start-stop e como funciona

O sistema stop-start é um sistema que desliga o motor usando o carro está parado, por exemplo,  num semáforo. Este entra em ação quando o veículo fica em ponto morto, ou quando se imobiliza e o condutor fica com o pé no travão…

sistema-start-stop-estraga-o-motor-ou-nao

Descubra com a Insparedes o que é o sistema start-stop e como funciona

O sistema stop-start é um sistema que desliga o motor usando o carro está parado, por exemplo, num semáforo. Este entra em ação quando o veículo fica em ponto morto, ou quando se imobiliza e o condutor fica com o pé no travão.
Assim que se coloca o pé na embraiagem ou se tira o pé do travão, este sistema volta a acionar o motor.

Como funciona?

Um veículo com start-stop tem um sistema de arranque muito mais reforçado do que num modelo sem esse sistema. Isso deve-se ao facto de efetuar muitos mais ciclos de arranque, assim dispondo de alternador adequado e motor de arranque também reforçado para suportar o esforço adicional. Além disso, uma unidade de comando eletrónico especial trata de controlar parâmetros do motor de arranque, bem como os sensores da bateria, da cambota, da rotação das rodas e de posição neutra, havendo um software capacitado para analisar todos os dados e avaliar a necessidade de ativar o start-stop ou não. A tecnologia mais recente consegue até já lidar com as situações em que o motor se vai a desligar, mas o condutor volta a pressionar o acelerador.

Desgasta o motor?

A grande maioria dos componentes do sistema de arranque é reforçada a pensar neste maior ciclo de arranques e paragens do motor faz com que o seu desgaste de elementos como a bateria, motor de arranque ou alternador seja, teoricamente, equitativo ao de um carro que não tenha esse sistema. Além disso, muitos passos foram dados pelos fabricantes automóveis e dos próprios sistemas para cobrirem o maior desgaste, tanto ao nível dos materiais utilizados, como pela utilização de óleos lubrificantes cada vez mais avançados e com menor propensão à fricção interna do motor.
Poupa mais: 

O sistema start-stop poupa combustível e corta as emissões poluentes, uma vez que desliga o motor. Por vezes, devido à necessidade do ar condicionado ou quando as temperaturas são muito baixas, não entra em ação, deixando o motor ligado mesmo nos semáforos. Mas, estes sistemas permitem, efetivamente, um corte nos consumos de combustível, sobretudo quando há muitas paragens na cidade ou num semáforo que já se saiba que tem pela frente cerca de 30 segundos de inatividade.

Alguns modelos têm um contador de segundos em que o motor esteve desligado, não sendo raro obter-se facilmente 120 segundos de paragens em semáforos. Nesses dois minutos (mais ou menos) estaria a gastar combustível de forma inútil. Além disso, estará a ser amigo do ambiente.

Se tem ou deseja optar por um sistema start-stop, conte com a Insparedes para o ajudar na manutenção do seu carro!

Boas viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link