Serão os carros elétricos assim tão ecológicos?

Nos últimos tempos, muito se tem falado das viaturas eléctricas, surgindo
diariamente novas propostas dos fabricantes para colmatar esta curiosidade.

Além das possíveis poupanças, benefício intrínseco, será que os veículos elétricos são mesmo verdes e representam benefícios também para o ambiente?

Serão os carros eléctricos assim tão ecológicos?

A Devonshire Research Group, empresa de investimentos que avalia empresas tecnológicas, pesquisou e concluiu que os benefícios encontrados não são tão superiores como nos é dito. Isto porque, apesar de não haver emissões no funcionamento, este tipo de viaturas provoca emissões de outras formas.

Embora menos visíveis, os carros elétricos acabam por emitir impactos ambientais de igual forma nocivos. Saiba porquê:

  • Apesar de não precisarem de energia, os carros elétricos movem-se com electricidade, energia essa que (na maioria) é originada pela queima de carvão. Assim, o carro eléctrico só amigo do ambiente dependendo da origem da electricidade que ele consome.
  • Os carros elétricos têm de ser leves, o que implica metais de alto desempenho. Esses metais, como baterias de Litium e outros metais raros, são extraídos de minas, onde se dá a perturbação dos solos e os diversos banhos ácidos, o que é extremamente prejudicial para o solo e para o ar que respiramos.

Assim, conclui-se que , apesar de menos poluentes que as viaturas de combustão, os carros elétricos estão longe de ser completamente amigos do ambiente, já que, de forma indirecta, acabam por implicar algumas agressões ao ambiente.

Os EVs são menos poluentes que as viaturas de combustão interna. No entanto estamos muito longe de ter viaturas que, de alguma forma, não impliquem agressões relevantes ao nosso ambiente.

Agora que já sabe os impactos ambientais de cada tipo de carro, lembre-se de fazer uma opção ponderada e responsável na compra do seu próximo carro!

 

A Insparedes deseja-lhe boas viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

Marcar Inspecção

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link