Saiba porque é que os carros têm os depósitos de combustível em lados diferentes

Quando troca de carro ou conduz uma viatura que não a sua, eventualmente depara-se com o depósito de gasolina no outro lado do carro.

Alguns automóveis têm o depósito e o bocal do lado esquerdo e outro do lado direito. Isto parece ser uma maçada, mais valia ter os depósitos todos do mesmo lado, mas…

saiba-porque-e-que-os-carros-tem-os-depositos-de-combustivel-em-lados-diferentes

Alguns automóveis têm o depósito e o bocal do lado esquerdo e outro do lado direito. Isto parece ser uma maçada, mais valia ter os depósitos todos do mesmo lado, mas… na verdade existem motivos práticos para isto acontecer. E depois de saber porquê, até vai achar boa ideia.

Não existe nenhuma legislação que obrigue as marcas a colocarem o depósito de um lado e não do outro. Existe apenas legislação relativa à segurança do depósito, nomeadamente no que diz respeito à resistência contra embate ou à possibilidade de entrar em contacto com elementos que o possam inflamar.

Não existe uma razão específica atual porque certas marcas colocam depósitos do lado esquerdo e outras do lado direito, embora forças evolucionárias tenham contribuído para este resultado. Aparentemente, no início, os construtores escolheram colocar o bocal do lado da estrada em que se conduzia.
Antigamente, as estações de combustível só tinham uma bomba e o abastecimento era feito por um empregado. Assim, era mais fácil ter o bocal do lado direito para quem conduzia na Europa e nos Estados Unidos, e do lado esquerdo para quem conduzia no Reino Unido ou no Japão.

A globalização levou as marcas a venderem os seus modelos a públicos internacionais, ao mesmo tempo que passou a ser necessário ter mais do que uma bomba numa estação, para evitar filas. Isto também obrigou a ter mais espaço nas estações para que os carros pudessem entrar dos dois lados para reabastecer. Assim, a indústria automóvel continuou a fazer carros com depósitos de cada lado, com a distribuição a atingir um ponto de equilíbrio que já não é baseado no país de origem das marcas.

Assim, saiba que esta característica não interfere em nada nem com a Inspecção nem com a performance do seu carro, sendo um critério completamente desnecessário aquando a compra do seu carro. Confie na Insparedes para o informar e garantir as melhores dica, em prol da sua segurança!

Boas Viagens!

 

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link