Ultrapassagem de pesados? Saiba como o fazer com precaução!

Quando se circula na estrada, é quase certo encontrar um camião pelo caminho, uma vez que é um importante transporte de mercadorias, fornecendo todo o nosso país. Saiba como proceder à ultrapassagem de pesados!

Como tal, é muito provável que, circulando de carro, se cruze com algum ou vários camiões que, a determinado ponto, terá necessidade de ultrapassar devido à velocidade limitada a que circulam.

ultrapassagem de pe

Como tal, e embora seja normal, em estradas secundárias poderá sentir dificuldade em realizar esta ultrapassagem.

Assim, a Insparedes preparou-lhe um passo a passo de como ultrapassar um veículo pesado com segurança e eficácia, sem por em causa a circulação do próprio veículo a ultrapassar.

 

Perceber quando ultrapassar

Devemos pensar realmente se vamos poupar tempo ao ultrapassar o camião, sobretudo se vamos parar em breve ou se vamos passar em alguma localidade nos próximos quilómetros.

 

Verificar o espaço disponível para a ultrapassagem

Não só devemos confirmar se vêm carros no sentido contrário, mas também se teremos espaço com traço descontínuo suficiente para finalizar a ultrapassagem.

 

Perceber se alguém já nos vai a ultrapassar

Confirmar através dos espelhos retrovisores se algum veículo atrás de nós tem intenção de nos ultrapassar. Nesse caso, o melhor é deixá-lo fazer a ultrapassagem e só depois prosseguir.

 

Sinalizar a manobra

Para avisar o condutor do camião, sinalize com o pisca esquerdo, uns 20 ou 30 metros antes de chegar perto dele, para que ele possa ver pelo retrovisor.

 

Manter a distância de segurança

Nem mesmo ao iniciar a ultrapassagem devemos chegar perto da traseira do camião, já corremos o risco de colidir devido à proximidade, no caso de uma travagem do camião.

 

Ultrapassar o camião com confiança

Ao efetuar uma ultrapassagem, é fundamental garantir que tem a distância suficiente para poder invadir a faixa contrária de forma gradual. Também é recomendável iniciar a manobra uma ou duas velocidades abaixo do normal, para ganhar mais potência e aceleração.

 

Cuidado com vento e mudanças de pressão

Quando vamos a ultrapassar o camião, notaremos um «golpe» de ar vindo do veículo. Devemos estar preparados para não perder o controlo do carro.

 

Entrar na faixa direita com suavidade

Após ultrapassar o camião, volte à faixa direita com suavidade. Por isso, é importante deixar entre 15 a 20 metros de espaço do camião antes de começar a realizar a incorporação na faixa da direita. Uma boa referência é ver o camião pelo retrovisor central do nosso carro.

 

Ao ultrapassar um veículo pesado, lembre-se que na sua maioria, camionistas são condutores experientes com respeito pela estrada. Assim, ao efetuar a ultrapassagem, realize a manobra de forma correta, garantindo assim uma boa convicência entre todos os utilizadores da estrada!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link