Sabia que conduzir em calor extremo tem o mesmo efeito que conduzir embriagado?

Embora o Verão esteja já nos seus últimos dias, ainda se prevê a vinda de dias quentes. Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer o efeito da condução sob o sol abrasador dos dias quentes.

Para a maior parte das pessoas, o ar condicionado não passa de mais um instrumento qu visa o conforto dos passageiros.

No entanto, poucos são os que sabem que este mecanismo pode, efetivamente, contribuir para o bem-estar e segurança nas estradas.

É agora sabido que, conduzir com 35º no carro equivale a uma condução sob o efeito de 0,5g/l de álcool, o que além de poder provocar indisposição, provoca também a lentidão do tempo de reação.

Assim, o ar condicionado é um bom aliado para combater as temperaturas elevadas, conservando o habitáculo fresco e ventilado, proporcionando não só viagens mais agradáveis, mas também o estado alerta do condutor.

Após um estudo elaborado recentemente, concluiu-se que uma temperatura interior de 35º limita o condutor a menos 20% de poder de reação, ou seja, efeito idêntico a um condutor com taixa alcoolémica no sangue.

Assim, para evitar esse estado, é importante saber tirar o máximo partido do ar condicionado, evitando apontar as saídas de ar para si e direccionando-as antes para cima, de forma a promover uma distribuição do ar mais uniforme.

Não se esqueça de manter também a manutenção do seu ar condicionado em dia, estacionar à sombra e beber muita água. Se se sentir cansado ou dormente, estacione, tome um café e faça uma pequena pausa, garantindo assim a sua segurança!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link