Sabe verificar o estado dos seus amortecedores? A Insparedes ajuda!

Os amortecedores são um dos principais elementos da segurança do seu veículo, já que são responsáveis por estabelecer a ligação das rodas à estrada, fornecendo uma maior aderência e proporcionando proteção e comodidade ao volante.

É aconselhada a sua substituição antes dos 100 000km, o que deve ser feito por um profissional. Porém, esta necessidade de troca pode acontecer antes do previsto.

Na dúvida de quando deve trocar os amortecedores do seu carro? Saiba com a Insparedes!

A suspensão de um automóvel desempenha uma função fundamental na absorção dos impactos e vibrações causados pelas irregularidades das estradas, sendo por isso aconselhada uma manutenção regular. São exatamente os elementos que compõem a suspensão do carro que os condutores têm maior tendência para esquecer, muito devido a comodismo e também ao preço dos componentes.

Os amortecedores são os elementos que carecem de maior atenção, já que o seu desgaste acontece de forma progressiva e lenta, tão lenta que nem sempre damos por isso!

Então como saberei qual o verdadeiro estado dos amortecedores?

A primeira regra passa por uma inspeção visual dos elementos. Assim, suba os guarda-pós dos amortecedores para verificar a existência de fugas no êmbolo ou rasgos nos retentores.

Teste, também, o comportamento do automóvel em pisos irregulares e curvas, verificando de existem ruídos estranhos, como estalidos ocos.

Outra forma de perceber o estado os seus amortecedores é testá-los num banco de ensaios, fazendo um teste no ripómetro. O resultado vai demonstrar se efectivamente é necessário trocar de amortecedores.

Verifique também o estado dos pneus e o nível de desgaste dos mesmos, que terá de ser semelhante nas duas rodas do mesmo eixo. Se notar diferenças significativas, desconfie do estado dos amortecedores.

Agora que já sabe como rever o estado dos amortecedores do seu carro, não se esqueça que é primordial mantê-los em boas condições já que garantirão não só o bom estado dos restantes componentes, mas também a sua segurança na estrada!

 

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link