Prepare o seu carro para o Verão!

O Verão aproxima-se e, com ele, surge a necessidade de adquirir cuidados especiais para preparar o seu carro para a chegada dos dias quentes.

Devido a alguns danos que esta época pode provocar no seu automóvel, a Insparedes dá-lhe a conhecer alguns cuidados que deve adoptar para garantir que o seu carro terá uma boa performance nas suas férias.

Conheça-as com a Insparedes:

  • Evite estacionamentos sob sol abrasador
Nesta altura, nem sempre é fácil estacionar à sombra. Porém, é de facto importante procurar sempre por um lugar à sombra ou deixar o carro em parques subterrâneos, já que esta medida pode proteger o seu carro de danos na pintura, desgaste das borrachas e até mesmo de danos no interior do veículo.
  • Invista na manutenção do ar condicionado
No Verão, o ar condicionado tem um papel muito importante, já que alivia do calor intenso. Porém, há que saber utilizá-lo de forma correta. Assim, o ideal é fazer com que a temperatura interior não defira muito da exterior, direccionando o ar para cima ou para as laterais. Utilizar a funcão de circulação de ar também pode ajudar a preservar o ar condicionado, assim como fazer alguns check-ups de revisão para verificar o estado do mesmo.
  • Utilizar capas protetoras
Possivelmente já viu veículos com capas protetoras e ficou a pensar no porquê. Mais simples ou elaboradas, elas podem mesmo ser aliadas do seu automóvel, já que protegem o carro das temperaturas elevadas e preservam o estofo ou o couro do interior, evitando ressecamento e desgaste.
  • Ter especial atenção ao sistema de arrefecimento e ao óleo do motor
Em época quente, o sistema de arrefecimento fica sobrecarregado, sendo por isso crucial verificar regularmente o nível de líquido existente no seu carro. Assim, a cada 50 000 km, o líquido de refrigeração deve ser trocado. O óleo do motor assume também um papel importante, já que ajuda a trocar calor e a refrigerar o veículo, sendo importante trocá-lo com regularidade.
  • Manter a calibração dos pneus
O aumento da temperatura pode desgastar ainda mais os pneus, sendo importante dar-lhe uma atenção redobrada. Como tal, deve manter os pneus calibrados, já que se não estiverem o desgaste será ainda maior.
  • Evitar pintura estragada
Embora seja de componente estética, a pintura “queimada” pode de facto ser uma dor de cabeça para qualquer proprietário de um carro. Para evitar esse desgaste, além das capas, pode optar por encerar o veículo a cada três meses. Caso já não vá a tempo e já tenha a pintura queimada, pode sempre recorrer a um polimento ou mesmo a uma nova pintura para evitar a oxidação.
  • Ter especial cuidado com a válvula termostática
A válvula termostática é de grande importância, já que é ela quem faz com que o líquido de arrefecimento circule e chegue ao motor na temperatura ideal, evitando o sobreaquecimento. Assim, é imperioso verificar o seu estado no início do Verão, trocando-a se necessário, já que o sobreaquecimento pode ser fatal para o funcionamento de um carro.

Agora que já conhece algumas dicas para preparar o seu carro para o Verão, a Insparedes sugere que realize uma inspecção facultativa para que possa conhecer o verdadeiro estado do seu automóvel, de forma a que possa embarcar nas suas férias a todo o gás e sem qualquer preocupação!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link