O que fazer em casos de inundações? Descubra os conselhos Insparedes

Todos os anos, ocorrem mais mortes devido a inundações do que por outros eventos meteorológicos. Saiba como proceder caso se veja nesta situação.

Frequentemente, as pessoas subestimam a força da água e, em caso de inundações, podem mesmo ocorrer mortes dentro dos automóveis.

inundações

Saiba que, perante uma inundação, o seu carro não é o seu melhor amigo! Isto porque um carro sendo arrastado, não lhe dará qualquer tipo de proteção.

Um estudo internacional detetou que mais de metade dos afogamentos relacionados com enchentes ocorrem quando um veículo é levado nas chamadas inundações relâmpago.

Saiba como proceder perante este cenário e garanta a sua segurança!

O que é uma inundação relâmpago?

Existem muitas causas possíveis para a ocorrência deste tipo de inundações, sendo uma delas o limiar de uma forte chuvada. Uma inundação relâmpago sucede-se de forma rápida, frequentemente perto de rios e lagos, podendo também surgir em planívies e terrenos baixos.

Normalmente, demoram menos de três horas a formar-se, sendo por isso classificadas como “relâmpago”, devido à rapidez com que se formam. Apanhando as pessoas de surpresa, pode rapidamente tornar-se perigosa, sendo por isso aconselhável que evite circular nestas áreas, principalmente quando se verifica chuva intensa.

Não atravesse cursos de água!

Ao verificar ao existência de inundações, nunca passe por cima de pontes que são sobre águas de inundações, já que estas podem galgar a ponte e arrastar carros e elementos de iluminação, bem como abalar a estabilidade da ponte devido aos detritos que transporta.

Saiba que um pequena altura de água é capaz de deitar um adulto ao chão, sendo que cerca de 15 centímetros de água com grande velocidade é capaz de movimentar um veículo. Não esqueça que após vencer a inércia inicial do veículo a força necessária para mantê-lo em movimento é menor. Assim, não arrisque, não atravesse uma estrada onde se movimente uma grande quantidade de água.

Não arrisque!

Se se deparar dentro do carro, cercado de água, mantenha a calma e analise as possibilidades de fuga. Esqueça os bens materiais e salve-se!

Caso verifique que as águas enchentes não se movimentam, abandone o carro e vá para um local mais alto. Porém, caso a água esteja precipitada, não saia do carro para evitar ser arrastado e chame por ajuda, ligando para os bombeiros se necessário.

Evite estacionar ou circular ao longo de rios ou cursos de água em dias de forte precipitação, já que são locais sensíveis à formação de inundações. Após a inundação, perante o recuo da água, mantenha alguns cuidados, como evitar os detritos espalhados na via ou passar junto a infraestruturas danificadas pela inundação.

Não conduza através de áreas ainda inundadas, já que não sabe que tipo de piso encontrará ou que obstáculos estarão escondidos na água. Tenha especial cuidado a postes elétricos derrubados e zonas alagadas, pois estes podem estar eletricamente carregados.

Em caso de inundação, tenha calma e cuidado, lembre-se que o seu carro não tem estrutura nem força suficientes para lutar contra a força da água! Seja prudente!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link