Mantenha a segurança dos seus filhos em viagem!

Nunca é demais lembrar os cuidados que deve ter em viagem quando leva crianças consigo. Agora que se começa a pensar nas férias, a Insparedes relembra-lhe os cuidados a ter no transporte dos seus filhos.

As crianças exigem cuidados específicos quando dentro de um carro, todos eles previstos no Código da Estrada, mediante a idade, altura e peso. Saiba tudo com a Insparedes:

Transporte de crianças dos 0 aos 18 meses

Levar um bebé no colo, não é de facto, a forma mais segura de transportar a criança, sendo necessário levar um “ovo” adequado para o transporte automóvel.

No entanto, a presença deste item de transporte não é suficiente para garantir a segurança da criança, sendo necessário que este seja preso ao carro, como cintos ajustados com apenas a folga de um dedo.

Além disso, bebés com idade inferior a 18 meses devem viajar com as cadeiras instaladas voltadas para trás, já que a sua estrutura óssea é demasiado frágil para suportar uma travagem mais brusca ou mesmo uma batida.

Qual a melhor cadeirinha para transportar crianças?

Ao longo do crescimento, haverá necessidade de mudar do ovo para a cadeirinha. Na compra, garanta que esta possui a etiqueta de homologação ECE R44, de cor laranja, já que é esta que define que a cadeirinha cumpre todas as exigências de segurança fundamentais.

Cuidado com cadeiras com etiquetas R44-01 ou 02, pois estas já não estão previstas por lei desde 2008.

A partir de que idade se pode transportar crianças no banco da frente?

É possível transportar crianças com menos de três anos no banco dianteiro desde que a cadeirinha esteja virada para trás e o airbag desativado.

Caso a criança tenha mais de três anos, o transporte no banco da frente é possível se o banco de trás não possuir cinto de segurança ou caso o automóvel não possua bancos atrás, sempre claro acompanhada da cadeirinha.

Caso tenha de transportar três crianças menores de 12 anos e com menos de 135cm, e existindo a impossibilidade de colocar três sistemas de retenção no banco traseiro, a criança com maior estatura, desde que tenha mais de 3 anos, pode viajar no banco da frente.

Embora seja quase uma garantia de que todos os pais conhecem estas normas, ainda é frequente verificar-se alguns erros que podem por em causa a segurança das crianças. Mentenha-se informado e lembre-se: com crianças todo o cuidado é pouco! 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link