Hoje comemora-se a Implantação da República

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de Outubro, dia em que foi proclamada a Independência da República.

Este dia ocorreu no ano de 1910, em Lisboa, sendo comemorado com um feriado nacional…

hoje-comemora-se-a-implantacao-da-republica-

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de Outubro, dia em que foi proclamada a Independência da República.

Este dia ocorreu no ano de 1910, em Lisboa, sendo comemorado com um feriado nacional.

Em 2012, este feriado foi eliminado pelo governo, acabando por entrar novamente em vigor no Parlamento em 2016.

A Implantação da República foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, que não concordavam que Portugal fosse governao pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, estes cidadãos procederam a um golpe de estado que destituiu a monarquia e implantou o regime republicano.

A partir deste dia, rapidamente foi aprovada uma nova Constituição, dando início à Primeira República Portuguesa, presidida por Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de Agosto de 1911.

Com esta mudança surgiram alguns símbolos representantes da República Portuguesa, como o Hino e a Bandeira Nacional, símbolos icónicos de Portugal Republicana.

Se vai aproveitar este feriado para passear, não se esqueça de optar por uma condução preventiva e cuidado. A Insparedes aconselha, também, a planear com antecedência a sua viagem, caso pretenda fazer um passeio mais longo!

Boas viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link