Férias a caminho? Ponha o seu carro direitinho!

A época de Verão já convida a uns bons mergulhos e longos passeios em família…porém, saiba que é importante cumprir alguns requisitos para que o seu carro não o deixe na mão.

Os dias estão solarengos e o calor já se faz sentir…como tal, várias são as famílias que partem de carro para usufruir das férias, quer seja na praia, parques de campismo ou até para conhecer outras localidades do país.

férias a caminho

No entanto, e principalmente nesta altura do ano, é importante garantir que o seu carro se encontra em boas condições para tal, de forma a não o deixar ficar mal nem a causar riscos aos seus ocupantes.

Como tal, a Insparedes preparou-lhe um guia de medidas preventivas para que se faça ao caminho com o seu carro direitinho!

Revisão

Efetuar uma revisão ou inspeção facultativa é um dos cuidados mais importantes a ter antes de enfrentar uma grande viagem. Nesta revisão, perceberá o verdadeiro estado do seu automóvel, desde problemas elétricos a sinais de desgaste.

Verificar o nível do óleo

Verificar o nível do óleo é um dos principais cuidados a ter antes de viajar. Caso ache que já ultrapassou 800km desde a data em que devia trocar o óleo, o preferível é trocar imediatamente, evitando assim prejudicar o motor.

Desta forma, verifique a quilometragem que já foi feita e a que será feita durante a viagem. Com o motor frio, de preferência logo de manhã, verifique o nível de óleo ou, se preferir, recorra a um profissional.

Troca do filtro

Se vai trocar o óleo, aproveite para trocar o filtro. Desta forma, preservará a limpeza do óleo reabastecido, evitará demasiado consumo de combustível e aumentará a vida útil do motor.

Verificar os níveis de água

É de extrema importância rever os níveis de água ou líquido de arrefecimento, que precisa de estar na marca indicada. É fundamental garantir que tem água no carro, de forma a evitar sobreaquecimentos ou avarias piores no seu veículo.

Atenção a fugas

Para identificar de onde surgem as fugas, é importante observar a cor do líquido. Líquidos de arrefecimento poderão possuir vários tipos de coloração pelo que o ideal será aconselhar-se com um profissional caso ache que nem tudo está bem. O óleo costuma ser castanho quase preto.

Revisão do sistema de travões

Reveja o estado dos seus travões, tanto o tradicional como o travão de mão. Deparando-se na situação de ficar sem travões enquanto conduz, mantenha a calma, reduza a velocidade e reduza na caixa de velocidades, de forma a obrigar o carro a não desenvolver velocidades.

Verifique a direção

Alinhe a direção, pois uma simples folga pode destruir todo o seu passeio, além de desgastar os seus pneus.

Reveja o estado dos pneus

Algo que não pode deixar de lado, é verificar o estado dos pneus do seu carro. Assim, é importante observar o desgaste dos mesmos, calibrando-os após a troca.

Atenção às Luzes do Painel

Teste sempre as luzes do seu carro antes de viajar, pois além de poder estar a evitar uma futura multa, evitará também estar a conduzir com alguma luz queimada.

Cuidado com o combustível

Além de, obviamente, ser aconselhável verificar se tem combustível suficiente para a viagem, é importante abastecer apenas em locais de confiança e, claro, devidamente certificados.

Arrume bem a bagagem

Lembre-se de acomodar a bagagem de forma a que ela não atrapalhe a visão de quem conduz, evitando empilhá-la até ao teto nem colocar tudo por cima da mala do carro, atrapalhando a visão pelo espelho central.

Tente colocar as malas de forma proporcional nos dois lados, de forma a que o carro não puxe mais de um lado do que no outro. Evite peso desnecessário, de forma a poder poupar algum combustível e não esforçar tanto o motor.

Leve os equipamentos obrigatórios

Antes de viajar, não se esqueça de verificar a existência do triângulo, do macaco e da chave de roda. Certifique-se, também, de que leva água pois pode ser necessária.

Verifique o estado do ar condicionado

Antes de se fazer à estrada, verifique o funcionamento do seu ar condicionado e troque o filtro se necessário for.

Agora que já conhece alguns passos importantes de arrancar, ponha o seu carro direitinho e parta para umas férias fenomenais. Não se esqueça, adopte uma condução preventiva, respeite o código de estrada e não abuse da velocidade. Boas férias!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link