Dois pneus diferentes no mesmo eixo: Sim ou não?

Quando o orçamento aperta, é comum desvalorizar a manutenção do carro, sendo visto como algo não prioritário. Um dos elementos mais descurados são os pneus, que continua a ser visto como um pormenor, e não com a devida importância que realmente têm, já que são a ligação entre o carro e o solo.

dois-pneus-diferentes-no-mesmo-eixo-sim-ou-nao

Assim, devido ao baixo poder de compra actual, à falta de informação ou por questão de prioridades, a tendência é apostar em pneus de baixo custo, sendo comum ver-se pneus de marcas diferentes e níveis de desgaste distintos no mesmo eixo.

Esse facto, além de prejudicar a performance do veículo, causará também a não aprovação na inspecção periódica, já que a utilização de pneus de marcas diferentes no mesmo eixo é considerada uma falha. Também é obrigatório apresentar as mesmas medidas que estão homologadas no Documento Único Automóvel para que o seu carro passe na Inspecção.

Conheça agora respostas a questões frequentes que nos são colocadas acerca da obrigatoriedade de se verificar pneus iguais no mesmo eixo:

Posso usar três pneus de uma marca e modelo e outro de outra?
Os pneus devem ser todos idênticos nos dois eixos, embora seja possível que recorra a dois pneus de uma marca e modelo no eixo dianteiro e a dois de uma outra marca e modelo no traseiro. O que não pode ter é dois pneus de características diferentes no mesmo eixo. Ou seja, um pneu da marca e modelo ‘X’ não poderá estar com um pneu da marca e modelo ‘Y’ no mesmo eixo.

Porquê essa proibição?
Os pneus são fabricados de forma diferente por cada fabricante, pelo que exibem diferentes características de desgaste, de construção e de aderência ao asfalto que podem ter impacto significativo na dinâmica do veículo que conduz. Além disso, as próprias tolerâncias de medidas de cada fabricante podem variar em cada medida.

E quanto às medidas?
Os pneus têm de ter a mesma dimensão (e índice de velocidade) que aqueles que são referidos no Documento Único do Automóvel pois, além de ser necessário para o equilíbrio e estabilidade da viatura, é um factor fulcral para que o carro passe na Inspecção.

E quanto aos carros que têm pneus de medidas diferentes à frente e atrás?
Existem, de facto, carros que possuem pneus de diferentes medidas, mas trazem essa mesma nuance registada no Documento Único Automóvel (DUA). Este é como se fosse o Cartão de Cidadão do seu veículo e tudo o que vem nele deve ser escrupulosamente respeitado. Se não o fizer, arrisca-se a ser chumbado numa inspeção ou a ser autuado.

Já sabe, para que o seu automóvel passe na Inspecção e seja seguro e estável, é importante respeitar as normas recomendadas para o uso dos pneus.

Confie na Insparedes para o aconselhar e ajudar, mantendo o seu carro sempre seguro!

 

Aceder à Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link