Desfrute “pelos caminhos de Portugal” nas melhores escapadelas de Páscoa!

Com a Páscoa, surge a expectativa de dias mais amenos e bem maiores, convidando a belos passeios em família!

A poucos dias da Páscoa, a Insparedes dá-lhe a conhecer diferentes destinos para que possa começar a planear as suas escapadelas em família.

pascoa

Para esta Páscoa, a Insparedes sugere-lhe alguns destinos que, cada um à sua maneira, prometem oferecer-lhe diferentes atividades e atrações, bem como paisagens distintas, ideais para transformar as suas férias da Páscoa em dias felizes e diferentes dos restantes dias do ano.

Conheça-os com a Insparedes!

 

Braga, a Cidade dos Arcebispos

Como não podia deixar de ser, há que falar numa das cidades mais mediáticas quando se fala em “cidade da Semana Santa” ou “Cidade dos Arcebispos”.

Conhecida por surpreender todos os praticantes da religião católica com procissões que representam várias fases da vida de Jesus Cristo, sendo uma delas referente à “Paixão de Cristo”, reúne anualmente milhares de pessoas de todo o país, que procuram aquecer os corações numa época que representa renovação e redenção.

Com imensas atividades, desde representações teatrais, procissões, missas e visitas a museus, é também palco de felizes degustações em inúmeros restaurantes que dão a conhecer o melhor da gastronomia minhota, e de deslumbrantes passeios nos variados jardins da cidade, bem como Bom Jesus e Sameiro que, além de conterem os seus santuários, são rodeados de belas paisagens montanhosas.

 

A beleza da montanhosa Montalegre

Em Montalegre, embora seja uma localidade cristã, várias são as celebrações nascidas de culturas pagãs. É este o caso da famosa “Queima do Judas”, celebração que representa a luta do bem contra o mal.

Nesta festividade, cerca de uma dúzia de figuras de palha são queimadas, afastando assim “os Judas” e o Inverno, representando a renovação para dias maiores e “com luz”.

Assim, acredita-se que esta “queima” afastará as trevas e trará dias de fertilidade do solo, com boas colheitas e fartura para todo o povo. Além disto, também poderá provar em localidades vizinhas o famoso Folar Transmontano (que varia de umas cidades para as outras), dando primazia às carnes do fumeiro.

 

Entre Torrão e Entre-os-Rios

Cumprindo as várias tradições sacro-católicas que se fazem sentir em todo o país, Entre-os-Rios consegue marcar esta época com uma tradição um quanto ou pouco peculiar.

Na noite de quarta-feira anterior ao Domingo de Páscoa, é “roubado” o Senhor dos Passos pelos fiéis da igreja, levada novamente depois para a igreja.

Nesta quezília, inclui-se o hábito de enfeitar as margens do rio com milhares de velas, sendo depois apagadas todas as luzes da localidade iluminada por todo o ambiente criado pelas velas. Assim, conhece-se um ambiente único com uma “brincadeira de Páscoa” que é já conhecida um pouco por todo o país.

 

O misticismo de Ourém

Conhecida como uma vila medieval, Ourém é palco de uma das maiores procissões de Páscoa do país, recriando as últimas passagens da vida de Cristo numa Via Sacra já testemunhada desde 1999 e encenada por cerca de 100 actores e figurantes locais.

Todos os anos, milhares de pessoas visitam a Vila de Ourém para presenciar esta festividade, que é iniciada com a entrada de Jesus em Jerusalém e que percorre todas as 14 estações da Via Sacra até à Crucificação de Cristo.

Neste percurso, vislumbra-se orações e cânticos religiosos, num cenário (Centro Histórico da Vila) que é já classificado como Monumento de Interesse Público.

 

O semblante primaveril de Sardoal

Se é um amante da Primavera e, claro, de flores, não pode deixar e visitar Sardoal durante as férias da Páscoa.

Conhecida como uma vila primaveril, é durante a Páscoa que esta localidade abre as portas à Primavera, abrindo as portas de todas as Capelas e Igrejas, todas decoradas com exuberantes tapetes de flores, criados pelos habitantes locais.

Nestes tapetes, todos “desenhados” com pétalas de flores, são descritas imagens alusivas à Semana Santa e à Paixão de Cristo. Já na Igreja Matriz, na capela do Sagrado Coração de Jesus, as decorações são feitas com trigo germinado no escuro, cirando assim uma tonalidade amarela.

 

É, um amante de escapadelas de Primavera ou apenas um curioso de outras culturas, gastronomias ou festividades? Então ,ficará bem servido em qualquer um destes destinos que, além de festa e tradição, também terá ao seu dispor várias opções para pernoitar e para provar os maravilhosos petiscos de cada uma das regiões!

 

Não se esqueça de, nestas escapadelas de Páscoa, adotar uma condução cuidadosa e responsável, principalmente se se faz acompanhar com crianças. Mantenha as velocidades recomendadas e não beba se for conduzir!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link