Descubra 10 Destinos fascinantes para visitar neste Inverno

Os dias continuam gélidos e o sol ainda se demonstra muito tímido! Porém, saiba que existem belos locais a descobrir mesmo por baixo de um céu nublado e com temperaturas menos simpáticas…

Temos a certeza que, ao conhecer estes locais, aquecerá certamente a alma e guardará memórias para a posterioridade.

 

Conheça-as com a Insparedes e inspire-se para a sua próxima viagem!

 

Marvão

Dentro das muralhas de Marvão, descobrirá a beleza da arquitectura popular, com ruas estreitas, arcos góticos, janelas manuelinas e varandas e ferro forjadas que caracterizam esta paisagem alentejana e dão encanto ao granito que a rodeia.

 

Para além do castelo e das suas muralhas, encontrará também a Igreja de Santa Maria, transformada em museu, a Igreja de Santiago e o Convento de Nossa Senhora da Estrela.

Munida de uma beleza única, esta vila oferece-lhe a possibilidade de a observar no alto da Torre de Menagem e na Pousada de Santa Maria, onde poderá ficar para descansar e experimentar a gastronomia da região.

 

Sortelha

Envolta numa atmosfera medieval, Sortelha apresenta o seu encanto com casas totalmente construídas com granito, alicerçadas em rochas e acompanhando a topografia do terreno.

Com uma paisagem recheada de grandes pedras graníticas e matas de castanheiros, Sortelha é famosa por albergar a antiga via romano-medieval, uma pequena via por onde passavam os antigos peregrinos que iam para Santiago de Compostela.

 

Rio de Onor

Inserida no Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança, situa-se a a aldeia comunitária de Rio de Onor, fazendo fronteira com Espanha que, do outro lado do rio, se chama Rihonor de Castilla.

Com casas tipícas construídas em xisto, com grandiosos alpendres, Rio de Onor reúne todas as condições para que desfrute de uns dias recheados de beleza e serenidade. Para tal, pode ficar alojado numa unidade de turismo ou no Parque de Campismo, cujo ambiente ao redor é marcado pelo verde da vegetação e pelas águas límpidas do rio.

 

Soajo

Mais a norte, pode visitar a aldeia do Soajo, onde a paisagem determinante é constituída por casas erguidas com blocos de granito e ruas de pedra, guiando o visitante para o famoso pelourinho, monumento Nacional desde 1910.

Na periferia da área urbanizada, encontrará um grande afloramento granítico, bem como uma eira comum, construída com elementos arquitectónicos que datam do séc. XVIII e onde eram armazenados os cereais cultivados pelos habitantes.

 

Lindoso

Numa encosta debruçada sobre o rio Lima, situa-se a histórica aldeia do Lindoso, mencionada em documentos do séc. XIII, devido à imponência do castelo existente no topo da aldeia.

Perto da fronteira com Espanha, esta aldeia teve significante importância militar para Portugal, nomeadamente durante a Guerra da Restauração. Em 1663, esta fortaleza ficou definitivamente na posse de Portugal, constituindo uma aldeia histórica com semblante forte, já que determina as vitórias portuguesas.

 

Aldeia da Pena

Localizada na Gralheira, a Aldeia da Pena é conhecida por ser uma zona agreste já que o sol lhe bate apenas poucas horas por dia. Com falta de luz natural, principalmente no Inverno, a Aldeia da Pena apresenta uma beleza singular.

Com caminhos estreitos, construções graníticas e paisagens verdejantes e coloridas, a Aldeia da Pena será um local que lhe despertará boas sensações e lhe deixará boas recordações!

 

Vale de Poldros

Conhecida como a aldeia dos Hobbits, Vale de Poldros é um exemplo da arquitectura dos povos de montanha ligados à transumância (aldeia habitada no verão devido às pastagens envolventes com mais vegetação para alimentar o gado).

Com um inestimável valor patrimonial, Vale de Poldros apresenta uma construção granítica, com casas e portões pitorescos que fazem lembrar as aldeias dos filmes de magia. 

 

Pitões das Júnias

No extremo norte de Portugal, no concelho de Montalegre, encontrará a pequena aldeia de Pitões das Júnias. Conhecida como uma das aldeias mais altas do país, é também uma das mais visitadas, raças à sua vertente histórica e à riqueza da sua fauna e flora.

Além de todas as suas tradições, encontrará alojamento para descansar e restaurantes típicos que lhe darão a conhecer a gastronomia local. 

Como atividades, poderá percorrer o percurso pedestre de 4km, ou visitar a Cascata de Pitões das Júnias, o Mosteiro e as Ruínas de Santa Maria das Júnias e as capelas da aldeia.

 

Foz D’Égua

Situada a 4km da aldeia de Piódão, Foz d’Égua é tida como uma aldeia pitoresca. Ideal para passeios em família e tirar umas belas fotografias, é reconhecida pelas casas de xisto em ruína e pela ribeira com pontes suspensas em pedra.

Além de toda a vegetação e beleza, é o sítio ideal para visitar graças à sua proximidade com a Serra da Sertã e com a Serra da Estrela, bem como Piódão, onde pode ficar hospedado e experimentar a maravilhosa “chanfana”, prato típico da região.

 

Miranda do Douro

Situada no Parque Natural do Douro Internacional, a 3km da fronteira com Espanha, encontrará Miranda do Douro que, com a sua beleza, tem a particularidade de possuir uma língua própria, o mirandês.

Aqui, poderá descobrir belos monumentos e visitar as ruínas do castelo, o Paço Episcopal, a Sé e até fazer um cruzeiro no Douro para apreciar a beleza da flora e da fauna envolventes!

 

Seja qual for  sua escolha, saiba que todos estes locais possuem possibilidade de alojamento, bem como boas opções para desfrutar da gastronomia dos mesmos.

Não se esqueça de planear atempadamente a sua viagem, de forma a evitar esquecimentos.

Verificar o estado geral do seu automóvel, como os pneus, travões e nível de óleo e água é imprescindível para que evite percalços na sua viagem.

 

Depois de tudo preparado, só lhe resta fazer as malas e fazer-se à estrada, aproveitando toda a beleza e tranquilidade que Portugal tem para lhe oferecer!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Aceder à Fonte da Notícia

Marcar Inspecção

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link