Especial Férias: Conheça as regras para viajar com uma autocaravana!

Mais do que um meio de transporte, a autocaravana é uma forma de viagem que conta cada vem com mais adeptos em Portugal. Conheça, com a Insparedes, algumas regras para viajar com uma!

No Norte da Europa, já há muito se descobriu as vantagens de viajar com uma autocaravana. Embora não seja uma opção propriamente barata, é no entanto uma excelente forma de descobrir o país e de guardar para a posterioridade uma ótima experiência.

autocaravana

Para quem gosta de viajar sem pressas nem horários pré-estabelecidos, com o benefício de “estar sempre em casa”, viajar numa autocaravana pode ser, sem dúvida, um autêntico sossego.

No interior de uma autocaravana, encontrará todas as comodidades necessárias para umas férias descansadas, contando com arrumações, cozinha, casa de banho, sala de jantar e camas, dependendo claro da configuração da viatura.

Conheça as regras para viajar de autocaravana

Por muito que se sinta livre a bordo deste veículo, é importante cumprir as regras para a sua correta utilização. Sendo o autocaravanismo uma forma de estar, pressupõe a preservação do ambiente, assim como o respeito pelos outros condutores e o civismo na estrada.

Onde estacionar a autocaravana

O estacionamento da autocaravana deve obedecer a uma série de pressupostos, não sendo permitido parquear em qualquer lugar. Assim, os estacionamentos devem seguir as regras vigentes dos parques públicos.

Respeitar quem o rodeia, quando está estacionado (principalmente à noite), é também aconselhável, sendo preferível evitar barulho e a utilização do gerador, que pode ser incómodo. Se estacionado nas localidades, saiba que montar mesa ou toldo no exterior da autocaravana é proibido.

Caso tenha mesmo de estacionar dentro de uma localidade, olhe bem à sua volta antes de escolher o local, dando preferência a locais com baixa densidade populacional e que não obstruam a visibilidade de algum monumento, evitando mesmo zonas históricas ou muito movimentadas.

Despejos e abastecimentos da autocaravana

Antes de arrancar, proceda à estimativa de por onde passará e onde poderá encontrar locais de abastecimento e de despejo. Lembre-se que a descarga de águas sanitárias não pode ser feita em qualquer sítio, sendo preferível que recorra a estações de serviço ou instalações sanitárias, sempre que possível.

Já os lixos deverão ser depositados em ecopontos e sempre que abandonar um local deve garantir que o deixa como o encontrou.

Procure locais próprios para estacionar durante a noite

Em Portugal, encontrará vários espaços destinados à pernoita de autocaravanas. Alguns possuem despejo de águas sanitárias, assim como abastecimento de água.

Como vantagem, verifica-se o facto de não se incomodar os habitantes, além de que será certamente uma ferramenta de intercâmbio cultural entre os autocaravanistas.

 

Agora que já sabe algumas regras básicas para viajar de autocaravana, resta- lhe planear antecipadamente a sua viagem e fazer-se à estrada, cumprindo claro todas a regras de trânsito para evitar percalços!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link