Condução autónoma: Será que Portugal se adaptará?

Certamente já ouviu falar na condução autónoma que, inevitavelmente, será uma realidade e obrigará a diversas adaptações, principalmente a nível legislativo. Será que sabe o que já está a ser feito em Portugal?

Embora ainda em fase de ensaios, a condução autónoma vai mesmo ser uma realidade!

condução autónoma

Porém, para que tal seja possível, além de testes e ensaios, terão de haver ajustes a nível tecnológico e legislativo para que seja um processo seguro e eficaz. Saiba como!

O que mudará na legislação?

Além das questões técnicas e tecnológicas, a vinda dos veículos de condução autónoma representa um grande desafio. Exigirá uma enorme adaptação da sociedade em diversos campos, nomeadamente no domínio legal.

O Código da Estrada português não prevê a possibilidade de veículos autónomos andarem na estrada, em vias públicas abertas à circulação de tráfego, sendo necessário e obrigatório a presença de um condutor.

Porém, tanto a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) como o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) estão a trabalhar com vista a introduzir na lei portuguesa a permissão das viaturas autónomas.

Posto isto, o grupo conjunto de ANSR/IMT proporá ao Governo depois essa alteração legal e regulamentar de forma a que ensaios e protótipos nas estradas públicas sejam permitidos, para uma posterior permissão enquanto meio de transporte fidedigno.

Qual a sua opinião acerca da condução autónoma? Confiará nu carro que conduz por si, ou prefere jogar pelo seguro? Diga-nos de sua justiça!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link