Carros elétricos batem diesel e gasolina…saiba Porquê!

Se há aspeto importante a considerar na comparação entre carros elétricos e convencionais, é a percentagem de energia que utilizam para se deslocar. Como tal, a Insparedes desvendará em primeira mão o porquê de serem os carros elétricos os vencedores…

Todos os veículos com motores que consumam energia elétrica ou combustíveis fósseis, limitam-se a transformar a energia em movimento.

diesel e gasolina

 

No entanto, é no gasto de “combustível” ou “fonte de energia” que se faz a comparação entre qual o que mais gasta. Contudo, o que se perde por aquecimento, fricção e durante as operações de recarga ou abastecimento, além do que se abre mão durante as travagens, resistência ao ar e ao rolamento, são também factores a ter em conta.

Começando pela recarga da bateria, face ao abastecimento do depósito de combustível fóssil, se este último praticamente não apresenta perdas, os carros eléctricos perdem 16% da energia que retiram da rede, sobretudo por aquecimento.

Contudo, os eléctricos têm a capacidade de recarregar durante as travagens e desaceleração (cerca de 17%), o que ainda lhes dá um saldo positivo de 1%. A partir daqui, é só vantagens para os automóveis locomovidos a electricidade.

Começam por não consumir quando estão ao ralenti, ao contrário dos queimam diesel, mas em resumo e segundo o Departamento de Eficiência Energética e Energia Renovável, a grande vantagem está no motor, pois enquanto o eléctrico transforma em movimento 77% a 82% da energia consumida, os motores que queimam combustíveis derivados do petróleo ficam-se pelos 12% a 30%, dependendo se funcionam a gasolina ou a gasóleo (com vantagem para este último).

O resto é desperdiçado sobretudo por aquecimento, fruto da fricção e das perdas mecânicas, por possuírem muito mais peças móveis, tanto no motor como na caixa de velocidades. No que respeita a perdas aerodinâmicas, por rolamento, ou a necessidade de alimentar sistemas periféricos, como o ar condicionado, rádio ou luzes os valores não diferem tanto.

Qual a sua preferência? Carros elétricos ou os convencionais a gasolina ou gasóleo? Deixe-nos o seu feedback!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link