Autocaravanas falham no crash test – Saiba tudo!

As autocaravanas estão a ser alvo de muita procura por toda a Europa, com as vendas a subirem em dois dígitos percentuais todos os anos, trazendo novos problemas neste tipo de veículos.

Na Suécia, seis pessoas morreram em viagem numa autocaravana nos últimos cinco anos, quatro delas o ano passado. Por isso, e como todos os acidentes mortais foram resultado de uma colisão frontal, a Trafikverket, administração sueca de transportes, resolveu fazer um crash-test a duas autocaravanas… e os resultados não foram animadores.

Os crash-tests foram efetuados com duas autocaravanas modernas, uma com carroçaria semi-integrada e outra com carroçaria 100 por cento integrada, e seguiram a mesma fórmula dos testes Euro NCAP para veículos ligeiros.

Nenhum dos veículos teve uma performance satisfatória no teste de colisão, com a autoridade sueca de trânsito a considerar que o risco de morte num choque frontal é muito elevado.

A possibilidade de penetração de objetos estranhos no interior de uma autocaravana é elevada, causando danos extensos no interior. As duas autocaravanas testadas foram testadas numa plataforma usada por 84% de todos os veículos do género vendidos no mercado.

A carroçaria semi-integrada combina a cabine e parte dianteira da carroçaria do modelo de origem com uma estrutura nova, enquanto a% integrada usa de origem apenas o chassis rolante com os componentes mecânicos.

Em ambos os casos, as autocaravanas têm uma zona muito pequena de deformação, pelo que não absorvem corretamente a energia de um impacto, com a carroçaria semi-integrada a oferecer ligeiramente mais proteção, mas não o suficiente.

A proteção para os ocupantes (especialmente para o condutor) não se compara a um automóvel ligeiro, e há uma tendência nos utilizadores de autocaravanas em não usar cadeirinhas para crianças.

 

Estava consciente desta lacuna nas autocaravanas? Ou achava que a dimensão da autocaravana a tornaria mais segura que um automóvel ligeiro? De qualquer forma, não tem de se desfazer da sua autocaravana, optando por mantê-la segura com a ajuda das Inspeções Insparedes e com as nossas dicas.

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link