Atenção! Saiba porque deve ter cuidado ao atestar na bomba

Desde dia 12 de Outubro que os condutores passaram a ter de escolher, ao abastecer nas bombas, entre E5, E10 e E85 ou então B7 e B10. No entanto, um pequeno engano pode trazer-lhe dissabores…Saiba tudo!

A 12 de Outubro entrou em vigor a norma que obriga os cerca de 3ooo postos de combustível portugueses a afixar os novos símbolos dos combustíveis.

Assim, a Insparedes explica-lhe o que mudou para que não corra o risco de se enganar. Quanto à gasolina, que antes seria Sem Chumbo 95 ou Sem Chumbo 98, os condutores terão de escolher entre E5 ou E10.

Também o gasóleo terá outra nomenclatura, já que o gasóleo normal se chamará B7 e o biodiesel se chamará B10. Também o diesel parafínico mudará para XTL.

Nos combustíveis gasosos, as alterações são menos importantes, pois as denominações adoptadas são aquelas pelas quais já eram conhecidos, sendo afixados num losango.

Isto envolve o gás natural comprimido (CNG), gás natural liquefeito (LNG), gás de petróleo liquefeito (LPG) e hidrogénio (H2). Reveja, no quadro abaixo, quais os símbolos que encontrará nas gasolineiras.

Está com medo de se confundir com estas alterações? Não se preocupe, pois as gasolineiras vão fazer coabitar, neste período de adaptação, ambas as denominações para que se evitem enganos.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link