As 10 aldeias portuguesas a visitar antes do Natal!

Agora que o ano está quase a terminar e as festas de Natal e fim de ano se aproximam, nada melhor do que tirar uns dias para descansar!

E porque não aproveitar para conhecer novos destinos, outras paisagens e costumes?

as 10 aldeias

Se vai tirar alguns dias no final de ano, para descansar, estar com os seus e criar novas memórias, aproveite para conhecer as sugestões que a Insparedes tem para si!

Talasnal (Lousã)

Cheia de carisma e beleza, a Aldeia do Talasnal é uma das aldeias de Xisto da Serra da Lousã. Com uma beleza idílica, é rica em paisagens, aromas sabores que o conquistarão!

Exposta num grande declive, num percurso íngreme, é repleta de quelhas e becos que despertarão o seu espírito de aventura e o surpreenderão em cada recanto.

Aproveite para provar o delicioso paio ou o queijo da Serra ou, então, aventure-se numa bela “Chanfana”!

Monsanto (Castelo Branco)

Considerada uma das aldeias “mais portuguesas”, é apreciada pela serenidade e paisagem, compostas pela torre sineira da Igreja da Misericórdia e pelo grandioso Castelo Medieval.

as 10 aldeias

Rodeada de muralhas e repleta de rochas graníticas, oferece uma panóplia de alojamentos aconchegantes e restaurantes que o conquistarão com enchidos tradicionais que lhe serão um deleite!

Aldeia da Pena (São Pedro do Sul)

Localizada no coração da Gralheira, em São Pedro do Sul, é uma aldeia de paisagens agrestes em que o sol brilha em apenas algumas horas do dia.

No entanto, possui uma beleza peculiar que, por caminhos estreitos, lhe dará a conhecer as belas habitações de gentes de outrora que fizeram desta aldeia sinónimo de encanto, harmonia e sublimidade.

Montesinho (Trás-os-Montes)

Tipicamente transmontana e rica em serenidade e sedução, a Aldeia de Montesinho situa-se a cerca de 1000 metros de altitude, em pleno Parque Natural de Montesinho.

Adaptada para o turismo, a Aldeia de Montesinho conquista pela sua graça pitoresca adornada com casas de granito e telhados de lousa com ruas calcetadas e bem cuidadas.

Conheça, também, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu de Montesinho, onde toda a caracterização geológica da aldeia, bem como a sua tradição e história serão representados

Cabeça (Serra da Estrela)

Com casario em xisto, a aldeia da Cabeça situa-se na Serra da Estrela e será palco do desenredo de um passeio cheio de encantos que o deixará deslumbrado!

as 10 aldeias

Rica em tradição, é uma aldeia altamente associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia, fomentando ativamente a responsabilidade ambientar e a valorização do meio ambiente.

Percorra as suas ruelas e conheça todo o fascínio desta aldeia que, certamente, fará parte de boas recordações!

São Pedro da Silva (Miranda do Douro)

Situada em Miranda do Douro, é palco de tradições e costumes de gentes de outrora que, certamente, conquistarão o seu coração!

Foi nesta aldeia transmontana que a folia vivida em tempos passados foi recuperada, através dos Rituais ancestrais do Solstício de Inverno que enfeitam as ruas e devolvem aos seus habitantes e turistas toda a algazarra e entretenimento nos dias frios que antecedem o dia de Natal.

Marvão (Alentejo)

Situada por entre muralhas, a aldeia do Marvão revela-se num belo cenário de arquitectura popular alentejana, com ruas estreitas, arcos góticos, janelas manuelinas e varandas de ferro forjado que embelezam qualquer recanto.

as 10 aldeias

Com Igrejas e Capelas renascentistas, museus e miradouros, a Aldeia do Marvão oferece-lhe recantos mágicos e alojamentos onde poderá descansar ou saborear o melhor da gastronomia regional.

Estorãos (Ponte de Lima)

Situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima e com uma ribeira a percorrê-la, Estorãos é uma pequena aldeia minhota rodeada de pinheiros, vinhas, campos e represas que albergam trutas e lampreias que se escondem de pescadores.

Com campos verdejantes e a sombra da serra a contrastar, a Aldeia de Estorãos é o cenário perfeito para os seus passeios, com cores outonais e searas que criam verdadeiros jardins rústicos.

As suas habitações graníticas, a velha ponte românica e o moínho de pedra darão toda a magia às suas fotos de Inverno que, certamente, serão repletas de beleza e romantismo.

Castro de São Lourenço (Esposende)

O Castro de São Lourenço é um antigo povoado situado em Esposende e remonta ao século IV a.C. Com casas construídas em patamares, tem desde o séc.II a sua defesa assegurada por três impetuosas muralhas.

De caráter histórico e arqueológico, o Castro de São Lourenço prova a existência de povoação pré-românica nesta zona, oferecendo uma rara beleza paisagística com uma visão para a orla costeira, sendo possível observar a Póvoa de Varzim e o Pinhal de Ofir com uma sensação de calma e repouso.

Favaios (Vila Real)

Com história milenar e intimamente ligada ao vinho, Favaios é umas das aldeias situadas no Douro com designação de “aldeia vinhateira”, sendo resguardada por montes e vales de cortar a respiração, onde encontrará um património arquitectónico e cultural imenso.

as 10 aldeias

Do artesanato, à gastronomia e cultura vinhateira, a Aldeia de Favaios é o verdadeiro culminar das tradições do Douro, repleta de belíssimas ruelas, casas brasonadas, solares e quintas que conferem a esta aldeia uma paisagem única. Foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO, sendo por isso de paragem obrigatória, nem que seja para provar o famoso Moscatel ou o delicioso pão em forno de lenha, bolas de carne ou descobrir o processo de vinificação do conhecido Moscatel Favaios.

Todas estas aldeias têm algo em comum…A sua história, a sua beleza, a sua riqueza gastronómica e cultural e, acima de tudo, o seu caráter acolhedor de gentes que gostam de bem receber, proporcionando-lhes estadias em pousadas e hotéis que primam pelo conforto e restaurantes que lhe darão a conhecer os melhores petiscos regionais.

Abasteça o seu carro, ocupe-o com os seus amigos, familiares ou com a sua cara-metade e faça-se à estrada para uma última viagem antes do ano acabar!

 

Não se esqueça de planear atempadamente a sua viagem, garantindo a reserva de alojamento, verificando as estradas a percorrer e, acima de tudo, verificando o estado do seu automóvel para que não tenha contratempos!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link