Ajuste a sua condução em prol da segurança e eficácia do seu carro!

Sabia que a forma como conduz pode influenciar o estado do seu automóvel, sendo determinante para a prevenção ou, por outro lado, para o aparecimento de avarias? Saiba com a Insparedes como se precaver!

Quando se fala numa condução preventiva, não nos focamos apenas numa condução defensiva que previna a ocorrência de acidentes e garanta a segurança de quem circula na estrada, mas também que garanta a viabilidade e a prevenção de danos no carro.

Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer problemas que podem advir de uma condução descuidada e como proceder para que isto não lhe aconteça!

 

Desgaste prematuro da embraiagem – Porque acontece e como evitar?

Conduzir com o pé esquerdo permanentemente na embraiagem provoca fricções desnecessárias que, a longo prazo, podem danificar o disco de embraiagem. Assim, a embraiagem deve ser utilizada quando for estritamente necessário, para iniciar a marcha ou trocar de mudanças, já que uma fricção excessiva vai limando o disco, podendo provocar a patinagem.

Filtro de partículas – Como mantê-lo intacto?

O filtro de partículas evite que o carvão que resulta da combustão do gasóleo seja libertado na atmosfera. Assim, estas partículas são capturadas pelas extremidades do filtro. Depois, são destruídas, o que exige ciclos de regeneração automáticos que precisam de cerca de 20 minutos com o motor a trabalhar.

Porém, interromper este processo mais de três vezes pode ser sinónimo de uma visita à oficina. Em carros Diesel, fazer trajetos curtos e contínuos sem deixar que o filtro se regenere é sinónimo de avarias a longo prazo. O melhor será fazer alguns quilómetros em autoestrada a velocidades mais elevadas.

Folgas na caixa de velocidades – Como evitá-las?

Conduzir com a mão apoiada na caixa de velocidades é um hábito que pode provocar folgas nos elementos existentes entre o comando da caixa e a própria caixa de velocidades, engrenagens e rolamentos.

Cada pequeno golpe, pressão ou movimento, é transmitido à caixa de velocidades através das ligações entre as várias partes. É preciso manter as duas mãos no volante logo depois de cada troca de caixa.

Quebra dos tubos – Como acontece?

Utilizar água na refrigeração sem anticongelante pode provocar uma surpresa desagradável, principalmente no inverno. Um dia mais frio pode congelar a água no sistema, que quebra pela parte mais débil: os tubos.

Substituir os tubos não é muito dispendioso, mas no caso de algum se romper com o carro em andamento, pode provocar a perda total do líquido da refrigeração e levar a uma avaria mais dispendiosa.

Condução agressiva – Como pode prejudicá-lo?

Uma condução agressiva, que puxa ao máximo pelo motor, acelera o desgaste dos elementos mecânicos. Acelerações constantes e travagens bruscas colocam em risco qualquer componente do motor.

Porém, conduzir em rotações muito baixas, terá exatamente o mesmo efeito, pelo que se recomenda “puxar” um pouco mais pelo carro em autoestradas para ajudar a eliminar impurezas e carvão.

Não verificar os níveis – Que consequências pode isso trazer?

Há líquidos no nosso veículo que são cruciais e precisam de verificação constante, como o óleo e o líquido da refrigeração.

Assim, o óleo deve ser verificado com o motor frio e numa superfície plana. Um óleo muito escuro ou impuro indicará que algo não está bem.

Desgaste de pneus e furos – Como preveni-los?

Os pneus são um dos elementos mais importantes do carro, já que estão permanentemente em contacto com o solo, influenciando toda a condução, estabilidade, travagem e direção. Verificar regularmente a pressão dos pneus, respeitando a que é aconselhada pelo fabricante. Este hábito permitirá que os pneus durem mais e que o carro tenha uma melhor performance.

 

Agora que já sabe como adaptar a sua condução de forma a garantir a viabilidade do seu carro, a sua segurança na estrada e evitar avarias desnecessárias, a Insparedes relembra a que tenha em atenção limites de velocidade e distâncias de segurança dos outros carros, maximizando assim a sua segurança e a dos que o rodeiam!

 

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link