O que acontece se engrenar a marcha-atrás em andamento?

Alguma vez pensou em engrenar a marcha-atrás quando ia na auto-estrada, só para ver o que acontecia? E depois, mudou de ideias, só porque tinha medo do que podia acontecer?

Mesmo assim, a dúvida ficou presente no seu subconsciente. O ideal era que outra pessoa experimentasse e lhe contasse, para não correr riscos com o seu carro.

O que acontece se engrenar a marcha-atrás em andamento?

Felizmente, vamos explicar-lhe o que acontece quando tenta engrenar a marcha-atrás quando o seu carro está a mover-se para a frente. Porém, o ideal é não tentar fazê-lo, porque o seu receio será correto: vai avariar qualquer coisa!

Hoje em dia, numa caixa moderna é praticamente impossível engrenar a marcha-atrás por erro, pois quase todas necessitam de um movimento adicional para puxar ou empurrar a alavanca. Não faça isso de propósito, pois o sincronizador vai tentar mover-se na velocidade contrária à das rodas e irá danificar seriamente a caixa.

Já numa caixa automática moderna, graças aos comandos eletrónicos das caixas actuais, é praticamente impossível engrenar a marcha-atrás numa caixa automática, seja por acidente ou de propósito. A caixa vai simplesmente ignorar o comando do condutor e manter-se na mudança onde estava. Só vai ligar a marcha-atrás quando parar.

Numa caixa manual antiga, as alavancas das caixas manuais antigas não têm a mesma protecção contra engrenagem acidental que as modernas, e podem ficar danificadas se o fizer. O ideal é familiarizar-se com o funcionamento específico da caixa do seu carro.

Numa caixa automática antiga, tal como acontece na caixa manual, as automáticas antigas não têm protecção (neste caso, eletrónica) contra o uso acidental da marcha-atrás. O mais provável, se o fizer, é que o motor vai abaixo, o que vai também bloquear a direcção. Felizmente, é preciso fazer muitos movimentos para passar para a marcha-atrás, e isto pode ser facilmente evitado se não repousar a mão na alavanca.

No fundo, não interessa se é uma caixa manual ou automática, ou se é uma um automóvel antigo ou moderno. Mesmo com protecções eletrónicas, qualquer engrenagem acidental ou propositada da marcha-atrás em andamento pode causar danos gravíssimos ao motor, o que provoca um conserto bastante caro!

 

A Insparedes deseja-lhe boas viagens!

 

Aceder à Fonte da Notícia

Marcar Inspecção

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link