Conheça os melhores destinos para o Verão de 2017

Chegado o Verão, é tempo de preparar malas e bagagens e partir em busca de belas paisagens e locais relaxantes, onde poderá desfrutar do seu Verão na companhia da sua família, dos seus amigos ou da sua cara-metade.

Recheado de destinos de beleza irrepreensível, com uma riqueza cultural intrínseca e gastronomia surpreendente, Portugal continua a ser um país cheio de ofertas para que as suas férias de Verão se tornem inesquecíveis!

Conheça-os-melhores-destinos-para-o-Verão-de-2017

Desde praias a parques aquáticos, jardins ou rios, Portugal oferece uma verdadeira panóplia de destinos que o farão suspirar!

Como tal, a Insparedes reuniu alguns destinos onde poderá desfrutar das suas férias de Verão, não só como forma de valorizar e vivenciar todas as suas potencialidades do nosso país, mas também para lhe dar a conhecer verdadeiras pérolas paisagísticas em Portugal.

Norte

• Ponte da Barca

ponte_da_barca

Localizada no Alto Minho e com fronteira com a Espanha, a Ponte da Barca é uma pequena vila que acolhe o Rio Lima, uma das suas atracções. Alicerçada numa arquitectura pitoresca, faz-nos recuar séculos de história pela sua beleza e simplicidade.

Terra de bons vinhos e boa comida, é conhecida pela qualidade do seu vinho verde e tapas típicas da vila, como o caldo verde, o bacalhau frito e o arroz de feijão.

Como destino de férias que é, oferece variadas atracções a quem a visita, como a Ponte sobre o Lima, a Igreja de Ponte da Barca, o Mosteiro de Bravães, o Castelo do Lindoso ou até o Museu de Cristais de Quartzo.

Circundada por outras vilas de beleza exequível, tal como Arcos de Valdevez, Monção e Ponte de Lima, e próxima ao Parque Nacional do Gerês, repleto de praias fluviais, termas e cascatas, Ponte da Barca é um destino apreciado não só pela sua paisagem e pela sua gastronomia, mas também pela sua proximidade com outras vilas minhotas, o que trará às suas férias diversidade e opções de escolha.

• Drave (Arouca)

drave

Conhecida como a “Aldeia Mágica”, Drave situa-se no concelho de Arouca e engloba-se nos percurso do Geoparque de Arouca. Tão perto do litoral mas com a ruralidade comum do interior, a aldeia de Drave é visita obrigatória para que visita Arouca ou a Serra da Freita.

Aldeia típica em que as casas são feitas de pedra com cobertura de xisto, é bastante isolada e rústica. Ainda sem electricidade, água canalizada ou saneamento, em que não existe o dinheiro como objecto de trocas comerciais, esta aldeia convida a vivenciar a existência dos tempos primordiais, em que a subsistência era garantida através do cultivo próprio, criação de animais e recolha da água.

Além de toda a beleza característica da zona e de toda a paisagem montanhosa que a envolve, a aldeia de Drave oferece a experiência de experimentar modos de vida ancestrais, convidando-o também a visitar a capela da aldeia, revestida de cal, logo no centro da aldeia, contrastando com as restantes casas em xisto. Também os espigueiros da aldeia são e o solar de Drave são pontos de referência a visitar, já que fazem parte da história do local.

Para que possa compartilhar dos costumes culturais da aldeia, saiba que no dia 15 de Agosto, anualmente, se realiza a Festa da Nossa Senhora da Saúde que consiste numa Eucaristia, seguida de uma procissão e um piquenique que reúnem, todos os anos, centenas de pessoas.

• Póvoa de Lanhoso

povoa_de_lanhoso

Reunindo várias actividades de Verão, a Póvoa de Lanhoso é uma pequena localidade que lhe trará a paz, o sossego e o aroma do campo.

Próximo da cidade de Braga, o que lhe dará a possibilidade de partir em busca de mais movimento, mais comércio, cinemas, restaurantes, etc.

Porém, a Póvoa de Lanhoso não fica nada atrás no que diz respeito a actividades.

Albergando um dos maiores parques de aventura da Península Ibérica, com mais de 50 actividades ligadas ao desporto e à Natureza, munido de alojamento, restaurante e piscina, o DiverLanhoso é um Parque com actividades diversas adaptadas a crianças e adultos, para os mais calmos e para os mais aventureiros.

Localizado junto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês e com 170 hectares de espaço verde, o DiverLanhoso oferece a possibilidade de realizar diversas actividades, contando sempre com a instrução de monitores especializados.

Ainda na Póvoa de Lanhoso, poderá encontrar diversos restaurantes típicos que lhe darão a conhecer as iguarias minhotas, poderá apreciar o centro da localidade e visitar espaços nocturnos que certamente lhe agradarão.

• Praia do Moledo – Caminha

praia_do_moledo

Pertencente ao concelho de Caminha, a aldeia de Moledo do Minho é conhecida pela sua praia enquadrada num cenário de sonho.
Com águas ricas em iodo e altamente recomendadas devido às suas propriedades terapêuticas, esta praia é ventosa e nublada, porém muito frequentada por praticantes de desportos aquáticos, como windsurf ou kitsurf.

Com boas infraestruturas, parque infantil e programas de animação, o areal desta praia convida a bons convívios com a família.

Perto do Forte de Ínsua, onde poderá ir de barco, esta praia apresenta uma beleza indescritível que, certamente, lhe proporcionará bons momentos de relaxamento.

• Porto

porto

Bastante conhecida nacional e internacionalmente, a cidade do Porto continua a ser um ponto turístico que, anualmente, recebe milhares de turistas movidos pela curiosidade de conhecer as belezas do Porto, a sua cultura e a sua gastronomia.

Cidade movimentada e bem servida a nível de infraestruturas e actividades, o Porto é uma cidade que tanto de dia como de noite, não o deixará ficar parado.

Com a ponte D.Luís e a ribeira com ex-líbris, que poderá visitar, encontrará nessa zona restaurantes típicos que o levarão a experimentar sabores do norte com história do passado!

Ainda neste local, poderá visitar as caves do vinho do Porto, bastante conhecidas e abertas ao público para provas e mostras desta especialidade tripeira.

Com bastantes parques e jardins, centros comerciais, restaurantes, hotéis, pensões e hostels, a cidade do Porto não deizará que nada lhe falte!

Também durante a noite poderá desfrutar de bons momentos de descontracção, com os bares existentes nas variadas ruelas do centro do Porto, onde poderá provar o famoso “hidromel”.

Se é amante de música, poderá visitar a Casa da Música com o seu famoso bar suspenso, onde terá a oportunidade de visitar as diversas salas do edifício, assistir a espectáculos e a palestras ligadas a música.

E para garantir que o seu Verão no Porto será recheado de actividades e de diversidade, também poderá encontrar as praias a poucos quilómetros de distância que, ricas em iodo e conhecidas pelas suas águas tépidas, são o cenário ideal para acompanhar as suas tardes!

Centro

• Dornes

dornes

Pertencente ao concelho de Ferreira do Zêzere, a Vila de Dornes situa-se numa pequena península no extremo norte do distrito de Santarém e está integrada na Região de Turismo dos Templários.

Terra muito antiga, anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, esta localidade apresenta ainda vestígios arqueológicos de tempos ancestrais.

Com uma história bastante peculiar, Dornes foi berço de muitos combatentes que lutaram pela Independência durante a Guerra da Restauração.

De entre as suas tradições, destaca-se a produção e comercialização da madeira de castanho.

Verdadeiro polo de atracção turística, Dornes conquista os seus visitantes com as suas paisagens deslumbrantes e com a sua imensa carga histórica e monumental e, certamente, também o conquistará a si!

Considerada uma das mais belas aldeias históricas de Portugal, Castelo Rodrigo é um autêntico espaço cultural que conserva diversas referências do tempo medieval.

Com monumentos históricos, tal como as velhas muralhas, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval ou até os vestígios da comunidade neo-cristã.

Ocupado desde tempos remotos, Castelo Rodrigo apresenta vestígios paleolíticos, megalíticos, castrejos, romanos e árabes, sendo por isso um local com diversidade histórica e cultural.

Com uma paisagem grandiosa, rodeado por uma muralha medieval, Castelo Rodrigo conta, ainda hoje, com construções manuelinas e árabes.

Também lhe sugerimos a visita à Igreja Matriz de N. Sra. De Rocamador, existente na rota de peregrinos a Compostela, com uma história com mais de oito séculos.

Nesta visita, além de ruas medievais, grandiosas muralhas e construções em granitos, poderá visitar infraestruturas que fazem deste concelho uma relíquia, tal como as Bombardeiras Cruzetadas, antigos postos de vigia, o Castelo, a Cisterna Medieval e a antiga linha de muralhas, motivos de orgulho não só deste local mas também da nacionalidade portuguesa.

E, caso pretenda ficar por alguns dias para desfrutar desta maravilha paisagística, saiba que esta aldeia histórica, como ponto turístico que é, está preparada para tal, contando com restaurantes e alojamento.

• Loriga – Seia

lorigaDe origem secular, a vila de Loriga remonta aos tempos medievais e tem uma das mais belas paisagens de Portugal.

Fundada no alto de uma colina entre ribeiras, onde existe actualmente o centro histórico, a Vila da Loriga, em Seia, é abundante em ribeiros, pastos e campos de cultivo, o que garantiu a sua subsistência até hoje.

Situada a sudoeste da Serra da Estrela, a Vila da Loriga tem a sua beleza paisagística como principal atracção.

Aqui, poderá encontrar vestígios romanos, tais como a ponte e a estrada romanas, a Igreja Matriz e o Pelourinho e os famosos Fontanários.

Como vila turística que é, Loriga tem algumas festas e romarias que lhe lembrarão a tradição e o farão perder-se no tempo, entre elas a festa de S.Sebastião, no segundo Domingo de Julho e a romaria de Nossa Sra. Da Guia, no primeiro domingo de Agosto.

Além de restaurantes típicos e tabernas da vila, onde poderá provar o famoso queijo da serra e o saboroso paio, também encontrará alojamentos para que os seus dias de descanso sejam vividos sem qualquer preocupação.

• Praia do Baleal

praia_do_baleal

Se, por outro lado, prefere a calma da brisa do mar em vez do campo, a Praia do Baleal é, também, uma aposta fabulosa.

Com uma paisagem de cortar o fôlego, o Baleal é uma pequena península, outrora ilha, situada no norte de Peniche, separada de Portugal por um tômbolo. Assim, forma uma belíssima praia de areal fino e branco.

Junto a esta enseada pode também visitar a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora, que o convidarão a belos mergulhos.

Assim, o Baleal é um dos destinos preferidos para veraneio e prática de desportos náuticos, mas também pela peculiaridade de, no areal, estar simultaneamente de costas e de frente para o mar, devido ao formato de península desta praia.

Neste local, poderá refrescar-se com gelados e bebidas nos bares e esplanadas lá presentes, assim como poderá desfrutar dos petiscos da zona nos mais variados restaurantes.

• Praia da Barra

praia_da_barra

Já na zona turística da Rota da Luz, na Gafanha da Nazaré, distrito de Aveiro, poderá conhecer a Praia da Barra, onde a ria de Aveiro se liga ao mar.

Nesta zona, além de fazer praia com amigos e família, poder praticar desportos aquáticos, também poderá optar por praticar campismo, já que, mesmo ao lado, encontrará o Parque de Campismo da Barra, podendo, assim, juntar o melhor de dois mundos.

Ao visitar o local, aconselhamos também a passagem pelo Farol da Barra, a Ponte da Barra e o Paredão, que delimita o as várias praias da zona, bem como o Porto de Aveiro.

Ideal para levar as crianças, já que é uma praia vigiada, esta praia reúne, anualmente, milhares de visitantes, não só pela calma das suas águas, mas também pela sua beleza e proximidade a outras praias.

Assim, poderá também aproveitar para conhecer ou revisitar Aveiro, onde poderá conhecer as salinas, onde é produzido grande parte do sal português.

 

Sul

• Alcoutim

alcoutimCaso pretenda rumar para sul, Alcoutim é uma boa aposta!

Pertencente ao distrito de Faro, no Algarve, Alcoutim é uma vila raiana portuguesa, com cerca de 900 habitantes.

A 70 km de Espanha, Alcoutim tem a oferecer lindas paisagens outrora alentejanas, com planícies de beleza inconfundível.

Em Alcoutim, poderá desfrutar das suas tardes de Verão na Praia Fluvial do Pego Fundo, com um areal branco, arvoredo, bar e estacionamento, sendo portanto um ponto de eleição para os veraneantes da zona.

Também o Castelo de Alcoutim, de onde poderá vislumbrar toda a zona de Alcoutim, bem como do país vizinho, é um local a visitar! No topo do castelo, verá também o belo cenário em que o Rei é o Rio Guadiana.

O Museu de Arqueologia, que demonstra as vivências, construções e objectos de outros tempos, é também uma visita da qual não poderá abdicar, já que é um dos ex-líbris de Alcoutim.

E já que está lá, porque não um passeio de barco até Espanha? Por preços bem baixos, poderá percorrer o Rio Guadiana desde Alcoutim até Espanha, bem como fazer a viagem de regresso. Temos a certeza que os seus filhos vão adorar!

• Cacelha Velha

cacela_velhaTambém no Algarve, a elevação arenítica junto à Ria Formosa convida a conhecer a linda aldeia de Cacela Velha que, bem junto ao mar, proporciona uma vista panorâmica da região algarvia.

Nesta que é uma das mais belas zonas da Ria Formosa, conserva-se o encanto e a calma características da aldeia.

Construída sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos, a Cacelha Velha é muralhada e foi, outrora, ponto de passagem de navegadores gregos e fenícios, tendo desempenhado um importante papel também na época dos Descobrimentos.

Em Cacela Velha, além de poder desfrutar das iguarias como o lingueirão e as ostras no cais de Fábrica, poderá também conhecer a fortaleza, a igreja de origem medieval, as ruínas islâmicas, os fornos romanos e os vestígios da antiga muralha medieval.

Assim, Cacelha Velha é o destino ideal para quem pretende umas férias com praia e campo, já que nesta zona estes coabitam.

• Portinho da Arrábida

portinho_da_arrabida

Já no concelho de Setúbal, a Insparedes sugere-lhe o Portinho da Arrábida, mais conhecido pela sua fabulosa praia, na Serra da Arrábida.

Com paisagens fenomenais, com vista sobre o Rio Sado, poderá desfrutar do cenário da serra com a brisa do mar!

Com a possibilidade de alojamento, é o local ideal para descansar da rotina do trabalho.

Lá, poderá conhecer as iguarias de Setúbal nos restaurantes à beira-mar, bem como visitar o Museu Oceanográfico, onde são representadas as espécies e a geografia da zona, a Pedra da Anicha, a Estação Arqueológica do Creiro e a Praia do Portinho da Arrábida, caracterizada pelas suas águas calmas e transparentes.

Com um areal largo rodeado de encostas verdejantes e variados restaurantes a oeste, esta pacata praia é palco de milhares de visitas no Verão.

Durante a maré baixa, é possível aceder a nado ou pela falésia à praia vizinha, a Praia dos Coelhos, em que os fundos marinhos são vistos à superfície.

Considerada uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, tanto o Portinho da Arrábida como a Praia da Arrábida têm sofrido medidas de preservação para que, com o continuar dos anos, esta mantenha a sua beleza e a protecção das suas espécies.

• Praia de Ribeira do Cavalo

ribeira_do_cavalo

Conhecida pela sua beleza, águas calmas e paisagem rochosa, sugerimos a Praia da Ribeira do Cavalo, também conhecida por Praia da Pedreira do Cavalo.

Situa-se em Sesimbra, perto de Lisboa, e caracteriza-se pelo seu extenso areal na base de um vale montanhoso.

Inserida numa enseada junto à ribeira que lhe deu o nome, esta praia é acessível através de um trilho provindo da pedreira, assim como pelo leito da ribeira se esta se encontrar seca.

É considerada uma maravilha para veraneantes que apreciam praias tranquilas e cenários deslumbrantes, bem como para pessoas que admiram a natureza, o montanhismo e a caminhada antes de lá chegar, aliando o desporto e o lazer num só dia.

Outrora uma pérola escondida, a Praia da Ribeira do Cavalo é já uma praia concorrida não só pela sua rara beleza, pela sua tranquilidade, mas também pela sua localização que, perto da capital de Portugal, é ainda uma das praias mais calmas da zona, convidando a horas de lazer, descontração e relaxe na companhia de quem ama.

• Algar do Benagil

algar_de_benagil

Conhecida e admirada pelo seu cenário incomum e quase irrealista, damos-lhe a conhecer o Algar de Benagil, no concelho de Lagoa, Algarve.

Acessível apenas por mar, este praia encontra-se dentro de uma gruta, com água e areal no seu interior.

Algar de Benagil é caracterizada pelo “buraco no tecto”, ou seja, uma grande abertura natural no topo da gruta, o que permite a entrada da luz do sol. No entanto, no interior da gruta, a temperatura mantém-se fresca, sendo o meio-dia a melhor hora para usufruir dela, devido à luz directa do sol.

Uma vez que o seu acesso é possível apenas pelo mar, existem passeios turísticos para lá chegar. Mas, caso pretenda não depender dos mesmos, pode lá chegar por caiaque, barco, ou a nado, já que a entrada da gruta dista apenas 60 metros da areia da praia.

Para que esta visita seja bem sucedida, recomendamos que a faça quando a maré estiver baixa, entre as 11h e as 13h.

Algar do Benagil é considerada uma maravilha paisagística em Portugal, com uma beleza completamente mágica e única!

 

Portugal Insular

• Parque Terra Nostra – Açores

parque_terra_nostra

Se para si, Verão é sinónimo de natureza, jardins, cores, e não necessariamente praia ou piscina, a Insparedes também tem uma sugestão adaptada às suas preferências!

Localizado no Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel, nos Açores, encontrará o Parque Terra Nostra.

Sendo um dos jardins botânicos mais bonitos em Portugal, este parque apresenta uma das maiores colecções do mundo de camélias, com mais de 600 géneros diferentes. Conta, também, com a maior colecção de Cicas em toda a Europa.

Outrora uma propriedade residencial, construída em 1780, foi aumentando de dimensões com o passar dos anos e dos proprietários, sendo hoje em dia um ponto turístico em São Miguel, contendo um hotel que alberga os seus visitantes.

Com jardins de água, alamedas sombrias, grutas, piscinas de águas vulcânicas, espécies de árvores raras e canteiros de flores, este parque convida a longos passeios com a sua família ou a sua cara-metade, repletos de beleza e conforto!

Aberto todos os dias da semana, entre as 10h e as 19h, é um local a não esquecer caso rume até aos Açores!

• Ilhéu de Vila Franca – Açores

ilheu_de_vila_franca

Repleto de lendas e histórias, o Ilhéu de Vila Franca situa-se em São Miguel, nos Açores.

Classificado como Reserva Natural e conhecido como porto de abrigo durante as batalhas navais na dinastia Filipina, este ilhéu conta com mais de 95 hectares e com uma biodiversidade incrível.

De origem vulcânica, localiza-se a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, sendo possível lá chegar através de passeios regulares por barco, disponíveis para o público na época balnear.

Quando lá chegar, encontrará grandes estruturas colunares e cavidades subaquáticas, resultantes da erosão marinha e dos movimentos tectónicos, criando formas únicas e conferindo toda a beleza a este ilhéu.

Com uma cratera submersa, com 20 metros de profundidade e 150 metros de diâmetro, formando uma lagoa de águas calmas, será o cenário perfeito para relaxar e tirar lindas fotografias que, certamente, guardará para sempre na sua memória!

• Aldeia da Cuada – Açores

aldeia_da_cuada

Localizada na ilha das Flores, nos Açores, a Aldeia da Cuada é o palco ideal para quem pretende conciliar o mar e o turismo rural num só destino.

Conhecida pelo seu aspecto rural e pelo facto de nunca lá ter circulado um veículo motorizado, esta aldeia alberga quinze casas de pedra num cenário único de montanha e mar.

A meio caminho entre Europa e América, esta aldeia localiza-se numa das zonas mais remotas da Europa!

Com todas as antigas casas já recuperadas, a Aldeia de Cuada tem o estatuto de aldeia protegida, tendo sido classificada pelo Governo Regional dos Açores como património cultural com interesse histórico e paisagístico.

De carácter meramente turístico, esta é umaaldeia em que não encontrará habitantes, mas sim turistas que, devido a toda a beleza dos Açores e desta aldeia, pretendem aliar o conforto de uma habitação rural à proximidade do mar, sem ter de recorrer à estadia em hotel.

É, sem dúvida, o destino ideal para recuperar a calma e descansar dos dias rotineiros e corridos do resto do ano!

• Praia do Porto Santo – Madeira

praia_de_santo_antonio

Se gosta de praia mas prefere optar pela Madeira, saiba que em Porto Santo encontrará uma verdadeira relíquia paisagística: a “Ilha Dourada”!

Com cerca de nove quilómetros, a praia do Porto Santo apresenta um extenso areal de areias finas e douradas, estas que são a sua imagem de marca.

Para completar este cenário grandioso, encontrará águas cálidas e cristalinas, de um azul magnificente, que constituem um legado único ao nosso país, o que lhe deu o lugar de “Melhor Praia de Dunas” no concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Com um passado de cerca de 30 mil anos de história, esta praia é composta por areias constituídas por microfósseis de algas calcárias, conchas de moluscos e organismos marinhos, o que lhe proporcionou não só a sua cor dourada, mas também caractrísticas terapêuticas e medicinais, que previnem e tratam doenças do foro ortopédico e reumático.

Assim, rodeado de bem-estar, tranquilidade e saúde, esta praia elevará os seus sentidos e ajudá-lo-á a recuperar dos transtornos da vida moderna!

• Piscinas naturais do Porto Moniz – Madeira

porto_moniz
Formadas por lava vulcânica e água cristalina advinda do mar, as Piscinas Naturais do Porto Muniz são um ex-libris da vila do Porto Moniz, na Madeira.

Compostas por rochas vulcânicas com água salgada do mar, estas piscinas contém propriedades terapêuticas sendo, por isso, muito procuradas durante a época balnear não só para turismo de lazer, mas também turismo de saúde.

Com uma área de cerca de 3.800 metros quadrados, também dispões de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para pessoas com deficiências, o que faz deste local apropriado para todos, seja em família, com o seu par, ou até sozinho!

Munido de parque de estacionamento, vestiário, balneário, cacifos, snack-bar, posto de primeiros-socorros, espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar, este conjunto de piscinas terapêuticas oferece todo o conforto e todas as condições para não precisar de se preocupar com nada, apenas com o seu bem estar!

A Insparedes não só se preocupa com as alternativas para as suas férias, mas também, e acima de tudo, com a sua segurança!
Por isso, recomendamos-lhe que planeie as suas férias de forma atempada, procedendo à revisão de todas as condições do seu automóvel antes de viajar, tais como a pressão dos pneus, nível de água, nível de óleo, etc.

Relembramos, também, que é importante levar consigo não só a bagagem para as suas férias, mas também um kit de primeiros-socorros, pneu suplente e muita água, para que possa garantir o máximo de segurança a si e a toda a sua família!

Assim, a Insparedes deseja-lhe umas boas férias e um óptimo Verão!

 

Artigo redigido por Alexandra Silva

Links de apoio à construção do artigo:

http://www.edreams.pt/blog/viagem-ao-porto/

http://www.vortexmag.net/30-locais-deslumbrantes-em-portugal-que-deve-visitar-antes-de-morrer/

http://www.omeuescritorioelafora.pt/as-10-praias-bonitas-portugal/

http://www.vortexmag.net/os-10-melhores-locais-para-visitar-na-madeira/5/

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link