Adeus às Filas! Semáforos vão adaptar-se ao trânsito

Depois da autonomia nos carros, surgem agora os sinais luminosos inteligentes…

Adeus às Filas! Semáforos vão adaptar-se ao trânsito

Depois da autonomia nos carros, surgem agora os sinais luminosos inteligentes. Já existente, esta tecnologia será aplicada no Reino Unido, com a promessa de ajudar a acabar com os congestionamentos.

Para acompanhar o processo evolutivo do mundo automóvel, surge agora um sistema de sinalização luminosa que promete contribuir para acabar com os congestionamentos de trânsito, recorrendo para isso à inteligência artificial.

Para este efeito, a administração desta cidade, a 72km de Londres, decidiu invesir cerca de 3 milhões de libras (3,5 milhões de Euros) numa nova tecnologia que dotará a rede de sinais luminosos com capacidade para detectar congestionamentos no trânsito. Assim, a sequência e duração das luzes será adaptada de forma a que o trânsito circule mais fluentemente.

Até aqui, os sinais luminosos têm funcionado através de um sistema de sequenciação, mas raramente conseguem responder às flutuações e trânsito, sendo a sua monitorização feita ainda de forma manual.

Câmaras para ajudar à monitorização

Do sistema que a Vivacity Labs se prepara para instalar em Milton Keynes, fazem parte, por exemplo, cerca de 2.500 câmaras, as quais, uma vez instaladas nos sinais luminosos de trânsito, servirão para monitorizar o fluxo de veículos.

No futuro, o sistema poderá mesmo comunicar com os carros autónomos que estejam permanentemente conectados à rede, ajudando a tornar as estradas mais seguras, tanto para os condutores, como para os peões, defende a empresa. Já que conseguirá, inclusivamente, lançar alertas de situações imprevistas na via, como acidentes ou avarias.

Para já, esta ainda não é uma tecnologia prevista em Portugal, pelo que a Insparedes aconselha a que sejam respeitadas todas as normas de trânsito, desde a sinalização até às normas de cedência de passagem, para que tenha uma condução segura, lembrando-se sempre que a segurança rodoviária começa por si!

Aceder à Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link