Dia do Papa

O Dia do Papa celebra-se todos os anos a 29 de junho.

Descubra a origem deste dia, bem como curiosidades relativas à comemoração deste dia com a Insparedes!

Origem do dia

A razão de se comemorar o Dia do Papa a 29 de junho prende-se com o facto de este ser o Dia de São Pedro. Este santo foi considerado um dos pilares da Igreja Católica e primeiro Papa. A origem do seu nome advém de “pedra, rochedo”, sendo visto São Pedro como a primeira pedra da Igreja de Cristo.

O objetivo deste dia é prestar homenagem ao trabalho do líder mundial da Igreja Católica, o sumo pontífice. O Papa tem o poder de disseminar entre todos os membros do clero e pelos milhões de católicos a palavra de Deus. Acredita-se que palavra Papa provém do latim “Papa” e do grego “Pappas”, uma palavra carinhosa para pai.

O atual e 266º Papa é Francisco, com nome de nascimento Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires. Francisco sucedeu a Bento XVI em 2013, que abdicou ao papado.

Sabia que?

  • O Apóstolo Pedro foi o primeiro Papa e ainda o Papa com o pontificado mais longo (37 anos).
  • O Papa Estevão II foi o Papa com o pontificado mais curto (3 dias) tendo falecido antes da consagração.
  • A esmagadora maioria dos Papas tem origem italiana (212 Papas italianos num total de 269 Papas).
  • Já existiram dois Papas portugueses.
  • O Papa Francisco é o primeiro Papa nascido no continente americano, o primeiro latino-americano, o primeiro do hemisfério sul e o primeiro a usar o nome de Francisco.
  • O posto de Papa é vitalício. O único papa que abdicou na Idade Contemporânea foi Bento XVI, em 2013, tornando-se “Papa Emérito”.
  • O papamóvel foi introduzido pelo Papa João Paulo II, que aboliu o transporte do Papa em cadeira por doze homens e a ventilação com penas brancas de avestruz.

 

Aceder à Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link