Distância de travagem: Um cálculo preventivo para uma condução mais segura!

Certamente já ouviu falar deste termo, mas será que sabe o que ele significa? Saiba com a Insparedes porque é a distância de travagem tão importante.

Antes de explicar em que consiste a distância de travagem, é necessário dar-lhe a conhecer outros termos que, embora não tenham o mesmo significado, caminham lado a lado para que se possa promover uma condução segura.

distância de travagem

Assim, a Insparedes dá-lhe hoje a conhecer todos estes conceitos, como os diferenciar e quais os fatores necessários para a boa execução dos mesmos.

Qual a diferença entre distância de travagem e distância de segurança?

A distância de travagem é a distância que o veículo percorre desde o local em que o pedal do travão é acionado até ao local onde o veículo se imobiliza. Já a distância de segurança é a distância de travagem mais o tempo, traduzido em metros, que o condutor demora a reagir.

Assim, concluimos que a distância de segurança deve ser maior, contando já com o tempo que o condutor demorará a reagir até conseguir imobilizar o carro.

Quais os fatores que influenciam a distância de travagem?

A energia cinética do veículo é o fator primordial, sendo composta pela velocidade do veículo e da sua massa. Outros fatores que influenciam a distância de travagem são o atrito entre os pneus e a estrada, a eficácia dos travões, velocidade, estado da via, declive e condições ambientais.

Em que consiste o tempo de reação?

De mãos dadas com a distância de travagem, o tempo de reação é o tempo que o condutor demora a reagir perante um perigo ou obstáculo. O corpo, de forma sucinta, reage da seguinte forma, os olhos vêem, o cérebro interpreta como sendo necessário agir e envia uma ordem para os músculos, o pé inicia então a ação de travagem.

O tempo de reação nunca diminui, porém pode aumentar devido aos seguintes fatores:

  • Sonolência;
  • Fadiga;
  • Idade;
  • Álcool;
  • Drogas;
  • Medicamentos;
  • Condição física;
  • Estado psicológico do condutor;

 

Já sabe, para garantir uma eficiente distância de travagem, não se esqueça de manter uma distância de segurança para com os outros carros, bem como uma velocidade moderada e tendo em conta os fatores de risco para com o seu tempo de reação, promovendo assim uma condução segura!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

 

Aceder à fonte da notícia

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário



Os melhores Truques e Dicas para valorizar o seu automóvel

Comece a receber todos os meses...
Inscrever Agora 
close-link